Minhas contribuições

Últimas ações do usuário no portal

chat_bubble
Às 21h56 do dia 12/05/2024

Olá, sim. Trabalhamos com algumas frases, palavras e poemas de Cora Coralina. Por meio de cópia, ditado, contornos ou pesquisa com auxílio da internet, os alunos confeccionaram e decoraram um envelope. Junto com o poema, colocaram uma borboleta de papel colorido decorada com duas lixas de unhas, para ser entregue no Dia das Mães. Muitos alunos da educação inclusiva aprendem de maneira específica e pouco convencional. Assim, destaco a importância de estabelecer estratégias diversas que facilitem o aprendizado de cada aluno, eliminando a ideia de uma única estratégia metodológica de ensino, ao identificar que cada aluno possui um ritmo e habilidade própria para aprender.

edit_note
Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol compartilhou a experiência Mãe e Poemas no Mural.
Às 08h12 do dia 12/05/2024
Mãe e Poemas
Atualizado em 12/05/2024
person Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol
Trabalhar com Poemas de maneira significativa e diversificada. Proposta para o Dia das Mães. "Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros (Base Nacional Comum Curricular - BNCC)".

*sílabas complexas

Olá, sim, sim. Procuro trabalhar com questões de sustentabilidade e reaproveitamento de materiais. Utilizamos rolinhos de papel higiênico para confeccionar diversos recursos, como dadinhos, e tampinhas para criar alfabetos, sílabas compostas e outros materiais adaptados para auxiliar na aprendizagem. Os alunos também auxiliam nas produções. Este ano, estou atuando em 02 novas escolas e estou começando um trabalho de base com os alunos e alguns professores.

chat_bubble
Às 20h06 do dia 23/04/2024

Atividade muito criativa

edit_note
Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol compartilhou a experiência Recursos para operações matemáticas utilizando materiais reciclados no Mural.
Às 19h44 do dia 23/04/2024
Recursos para operações matemáticas utilizando materiais reciclados
Atualizado em 23/04/2024
person Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol
A utilização de recursos para aprendizagem da matemática criados a partir de materiais reciclados não só contribui para o ensino eficaz da disciplina, mas também para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente. A diversidade de materiais reciclados disponíveis permite a adaptação das atividades para atender às necessidades de diferentes estilos de aprendizagem e habilidades dos alunos, inclusive para fortalecer a coordenação motora e o movimento de pinça, promovendo a inclusão de todos na aprendizagem matemática Exemplos de ábacos confeccionados com materiais
edit_note
Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol compartilhou a experiência Um livro é um brinquedo com letras. 18 de Abril Dia do Livro. no Mural.
Às 08h17 do dia 21/04/2024
Um livro é um brinquedo com letras. 18 de Abril Dia do Livro.
Atualizado em 21/04/2024
person Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol
Na inauguração da Biblioteca Municipal-MC, a Ecobrinquedotecamc fez uma apresentação de contação de histórias em parceria para celebrar o Dia do Livro. A estratégia foi envolvente, prazerosa e brincante, visando conscientizar sobre a importância da leitura, com o lema "Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar (Rubem Alves)". A história contada foi "Zinha, a joaninha" da coleção da escritora Raquel Alves.
chat_bubble
Às 18h27 do dia 14/04/2024

Olá, o APP Octostudio tem como base de criação blocos de programação com várias funções e comandos. Ele permite a adaptação da criação ao nível de habilidade de cada aluno, oferecendo estímulos desafiantes personalizados, como movimentos, palavras (escrita e e leitura), sons, cenários, cores e luz, do App ou compartilhado, além do controle de outros blocos. O OctoStudio visa tornar o processo de criação de vídeos educacionais acessível e fácil, fornecendo ferramentas e recursos que simplificam a gravação, edição e produção de vídeos. Ele possibilita a finalização do projeto no formato de MP4 ou GIF, e tudo é muito colorido e dinâmico.

edit_note
Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol compartilhou a experiência TODOS CONTRA A DENGUE no Mural.
Às 08h21 do dia 14/04/2024
TODOS CONTRA A DENGUE
Atualizado em 14/04/2024
person Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol
Após a realização de pesquisas e contextualização sobre o tema "DENGUE", os alunos criaram cartazes e vídeos no aplicativo Octostudio para transmitir informações relevantes. Essa proposta permite que os alunos exerçam sua criatividade, pois ao serem incentivados a produzir seus próprios vídeos, desenvolvem habilidades de escrita, leitura, comunicação, colaboração e pensamento crítico.
edit_note
Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol compartilhou a experiência AEE - Empreendedorismo no Mural.
Às 09h27 do dia 04/04/2024
AEE - Empreendedorismo
Atualizado em 04/04/2024
person Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol
Recursos realizados no Atendimento Educacional Especializado - AEE, (técnica de macramê). Atividade para fortalecer a autoestima, concentração e a coordenação motora; é uma forma de estimular o cérebro. Pode ser trabalhada como tema de empreendedorismo.