Vamos Lá!! Educação, Tecnologia e Scratch de mãos dadas com a aprendizagem musical criativa. Boraaa!!! 

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Às 09h35 do dia 14/07/2023

1 - Para você, que elementos/recursos são importantes para você como favorecedores da colaboração em Pares?  

A partir da minha vivência como educador musical, percebo que alguns elementos/recursos importantes para favorecer a colaboração em pares são a criação de espaços físicos e virtuais que facilitem a interação, como mesas de trabalho em grupo, ferramentas de comunicação online e compartilhamento de arquivos.
 

2 - Como desenhar projetos que estimulem a troca entre pares?

Ao pensar em projetos, é importante considerar a diversidade de habilidades e interesses dos alunos, proporcionando oportunidades para que cada um possa contribuir com suas

1 - Para você, que elementos/recursos são importantes para você como favorecedores da colaboração em Pares?  

A partir da minha vivência como educador musical, percebo que alguns elementos/recursos importantes para favorecer a colaboração em pares são a criação de espaços físicos e virtuais que facilitem a interação, como mesas de trabalho em grupo, ferramentas de comunicação online e compartilhamento de arquivos.
 

2 - Como desenhar projetos que estimulem a troca entre pares?

Ao pensar em projetos, é importante considerar a diversidade de habilidades e interesses dos alunos, proporcionando oportunidades para que cada um possa contribuir com suas habilidades individuais. Projetos colaborativos que envolvam a criação conjunta de composições musicais, arranjos, performances em grupo ou produção de conteúdo musical podem ser muito enriquecedores neste aspecto!

3 - Como estabelecer uma cultura de respeito dentro de sala de aula?

Acredito ser necessário promover a valorização da diversidade e o respeito às opiniões e contribuições de cada aluno. Isso pode ser feito por meio de práticas de escuta ativa, estímulo ao diálogo respeitoso, estabelecimento de normas de convivência claras e ações que reforcem a importância da empatia e do respeito mútuo.

4 - Como se deve atuar nas mediações de forma que não tirem a oportunidade do aprendizado pelas trocas entre pares?

Nas mediações, é essencial atuar como um facilitador do processo de aprendizado, criando um ambiente que encoraje e valorize as trocas entre pares. O educador deve promover momentos de interação, compartilhamento de ideias e feedback construtivo, garantindo que cada aluno tenha a oportunidade de expressar suas opiniões e aprender com as contribuições dos colegas. O papel do mediador é orientar, incentivar a participação de todos e fornecer suporte quando necessário, sem interromper o fluxo das trocas entre pares.

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Às 09h51 do dia 23/06/2023

Eu sinto de cara o P de Paixão no olhar do aluno quando ele está instigado, absorvido em uma atividade musical, de forma a se conectar naquilo. O ápice é quando ele resolve um problema (como uma sequência rítmica desafiadora) e se sente realizado. Já, nas atividades, ideias e projetos que possibilitam alcançar este ideal, eu sinto uma possibilidade de paredes amplas deste P de Paixão (ou ideias de como se "chegar lá") em instrumentos como os Bamboflex ou bambolês normais, assim como nos xilofones (marimbas), entre diversos outros instrumentos. Em dinâmicas (e área de atuação), gosto muito da contação

Eu sinto de cara o P de Paixão no olhar do aluno quando ele está instigado, absorvido em uma atividade musical, de forma a se conectar naquilo. O ápice é quando ele resolve um problema (como uma sequência rítmica desafiadora) e se sente realizado. Já, nas atividades, ideias e projetos que possibilitam alcançar este ideal, eu sinto uma possibilidade de paredes amplas deste P de Paixão (ou ideias de como se "chegar lá") em instrumentos como os Bamboflex ou bambolês normais, assim como nos xilofones (marimbas), entre diversos outros instrumentos. Em dinâmicas (e área de atuação), gosto muito da contação e sonorização de histórias como forma de despertar a Paixão dos meus pequenos da educação infantil. Nisto, já entram coreografias criadas a partir das ideias das crianças também, entrando em diálogo com o movimento. Sobre projetos estimulantes, é fundamental conhecer os alunos e oportunizar a troca e o compartilhamento de perspectivas diversas.

A conversa do nosso grupo foi muito construtiva! Partindo da experiência dos integrantes do grupo em escolas que muitas vezes não possuem tantos recursos, mencionamos desde flautas a copos percussivos, xilofone e boomwhackers. 

O consenso no momento foi a utilização do xilofone/metalofone/marimba, por ser um instrumento de pisos baixos (fácil manuseio) e paredes amplas (traz consigo grandes possibilidades rítmicas, melódicas e harmônicas). Dito isto, surgiram diversas outras possibilidades de instrumentos interessantíssimos para a utilização, com o intuito de aproveitar e exercitar estes conceitos! 

É muito bom a possibilidade de troca e de efeito "multiplicatório" que cada participante tem a agregar ao grupo. A bagagem que cada integrante no grupo possui vem sido muito enriquecedora. Já estamos querendo um evento presencial!

É uma alegria muito grande poder estar inserido neste grupo, com tanta gente engajada em buscar por mais conhecimento e compartilhar estes momentos. Seguimos focados e em frente!

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- Como podemos criar projetos que os alunos sintam que têm significados para eles? 

Através do processo de construção de identidade da turma, rlefletindo sobre suas preferências e habilidades individuais e coletivas. Neste sentido, o projeto entra para costurar essa relação, enriquecendo a aprendizagem.


- Quais são as possibilidades do criar na Educação Musical, as quais permitam os alunos serem protagonistas de suas criações?

As possibilidades na Educação Musical são imensas. Desde explorar timbres diferentes, pode-se criar sonorizações de histórias, assim como improvisos e composições através de diferentes notas musicais e/ou ritmos distintos.


- O que podemos fazer, dentro de

- Como podemos criar projetos que os alunos sintam que têm significados para eles? 

Através do processo de construção de identidade da turma, rlefletindo sobre suas preferências e habilidades individuais e coletivas. Neste sentido, o projeto entra para costurar essa relação, enriquecendo a aprendizagem.


- Quais são as possibilidades do criar na Educação Musical, as quais permitam os alunos serem protagonistas de suas criações?

As possibilidades na Educação Musical são imensas. Desde explorar timbres diferentes, pode-se criar sonorizações de histórias, assim como improvisos e composições através de diferentes notas musicais e/ou ritmos distintos.


- O que podemos fazer, dentro de um projeto de aprendizagem criativa, para que o aluno tenha mais protagonismo dentro do processo?

Possibilitanto que o aluno possa ter autonomia perante a sugestões e se torne ativo na construção dos conceitos, de forma flexível.


- Como a música pode desenvolver o pensamento, voz e identidade dos alunos?

Através do brincar, tanto em uma execução musical, quanto na criação de ritmos e melodias próprias, cantadas ou em instrumento. A reflexão sobre as ações a serem tomadas no fazer/criar musical auxilia na consolidação deste processo.


- Quais estratégias concretas poderíamos adotar para garantir que os alunos tenham um sentimento de orgulho relacionado ao projeto?

  • Apresentando de forma clara os objetivos e desenrolares da aprendizagem do aluno. Refletir sobre o que é alcançado de forma que o processo seja visto e compreendido pelo aluno como uma conquista.
  • Construindo projetos que instiguem os alunos a explorar suas habilidades próprias, trazendo a sua perspectiva (de aluno) para o centro da aprendizagem.
  • Adaptando-se ao contexto no qual os alunos estão inseridos, utilizando os recursos disponíveis ao mesmo tempo em que se instiga a curiosidade pelo novo.
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Às 18h39 do dia 08/05/2023
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Às 10h55 do dia 25/03/2023



Apesar de um grande desafio para lembrar de algum objeto, me veio à memória este carrinho que em um determinado período era um brinde de um Mclanche feliz hahaha. Eu lembro de ter alguns outros carrinhos de tamanhos similares, então, apesar de serem objetos, na minha cabeça eles se comunicavam entre si, gerando todo o tipo de história e aventura dentro e fora de casa, seja vendo quem andava mais rápido, mais longe ou apenas passeando pelos pisos e paredes de lugares aleatórios.

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Às 10h51 do dia 25/03/2023

Olá! Sou o Kin, natural de Porto Alegre , atualmente vivendo e lecionando no município de Boa Vista do Sul. Formado em licenciatura em música no IPA, conheci o grupo através do Lucas Cirino e sempre me senti pessoalmente cativado pela aprendizagem criativa, principalmente na área da música. Acredito que o mundo está passando por diversas mudanças na área da informação, principalmente referente a ferramentas de acesso, o que torna o simples "conhecimento", no sentido tradicional de informação "decorada", cada vez menos relevante por si só, trazendo o pensamento crítico e criativo como um fator determinante nestes novos contextos. Espero

Olá! Sou o Kin, natural de Porto Alegre , atualmente vivendo e lecionando no município de Boa Vista do Sul. Formado em licenciatura em música no IPA, conheci o grupo através do Lucas Cirino e sempre me senti pessoalmente cativado pela aprendizagem criativa, principalmente na área da música. Acredito que o mundo está passando por diversas mudanças na área da informação, principalmente referente a ferramentas de acesso, o que torna o simples "conhecimento", no sentido tradicional de informação "decorada", cada vez menos relevante por si só, trazendo o pensamento crítico e criativo como um fator determinante nestes novos contextos. Espero poder colaborar tanto quanto pretendo absorver desse baita grupo!