Sobre a RBAC!

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) é um movimento de educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, alunos e organizações que incentivam uma Educação transformadora por meio da Aprendizagem Criativa, oferecendo a crianças e jovens pelo Brasil a oportunidade de desenvolver todo o seu potencial.

Nossa história

Nossa história

Nascemos a partir de uma parceria entre a Fundação Lemann e o MIT para promover a Aprendizagem Criativa no Brasil. E fazemos isso realizando e apoiando iniciativas, dentro e fora da sala de aula, que promovem o desenvolvimento integral, levando em conta os interesses e a realidade dos estudantes, despertando seu desejo por aprender com atividades que são ao mesmo tempo instigantes, prazerosas, inclusivas e muito mão na massa!

Trabalhamos junto com o MIT Media Lab, onde nasceu a Aprendizagem Criativa, para desenvolver ideias e iniciativas que colocam os estudantes no centro do seu próprio processo de aprendizagem, instigando sua motivação por aprender e colaborando para que se desenvolvam como cidadãos e também como profissionais.

Nosso compromisso vai além das palavras escritas; é ecoado pelas vozes vibrantes que compõem a nossa comunidade.

Missão

Criar, apoiar e conectar iniciativas que tornem a educação mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva para crianças e jovens de todo o Brasil.

Visão

Um Brasil justo e avançado, no qual todos, desde pequenos, tenham a oportunidade de desenvolver seu potencial e contribuir para a construção de um mundo mais significativo.

Valores

Criança em primeiro lugar
Nossas ações tem como objetivo principal o desenvolvimento de crianças e jovens em todas as suas dimensões. Vemos a formação de profissionais e a criação de novas ferramentas, atividades, espaços, serviços e eventos como um meio para este objetivo maior.
Juntos somos mais
Acreditamos no trabalho em rede como meio de enriquecer nossas ações. Valorizamos a conexão humana para a troca de experiências, colaboração e inspiração, reconhecendo a diversidade de histórias pessoais, opiniões e valores.
Brincar é coisa séria
Encorajamos o lúdico, a ousadia, a inovação, a curiosidade e a exploração livre, aliados à reflexão e ao prazer de se fazer as coisas sem medo de errar, como elementos essenciais de nossa forma de trabalhar e aprender.
Equidade em ação
Somos proativos na promoção e criação de oportunidades de desenvolvimento significativo para todos, especialmente para populações em situações mais vulneráveis.
Um passo após o outro
Avançamos por meio de um processo contínuo de prática, reflexão e troca de experiências que fundamenta nossas ações. Prezamos pela qualidade e sustentabilidade como caminho para a escala.
Tecnologia digital como meio
Reconhecemos a tecnologia digital como forte elemento potencializador de ações humanas e valorização social. Em nosso trabalho, focamos no uso crítico da tecnologia digital que amplie a capacidade de expressão pessoal e leve em consideração o contexto e os objetivos das atividades.
Inspirar ao invés de convencer
Ao invés de impor soluções, procuramos reconhecer e difundir iniciativas já existentes. Com isso, buscamos inspirar, oferecer referências e fortalecer novas práticas em aprendizagem criativa.

Mas o que é Aprendizagem Criativa?

Espiral da Aprendizagem Criativa: Imagine, Crie, Brinque, Compartilhe, Reflita, Imagine..

Mas o que é Aprendizagem Criativa?

Nascida no MIT Media Lab, parceiro da RBAC desde a sua criação, a Aprendizagem Criativa é uma abordagem pedagógica que promove o desenvolvimento integral dos estudantes, colocando as crianças e jovens no centro do processo de aprendizagem, levando em conta seus interesses e paixões para que eles possam explorar o mundo e “aprender fazendo”.

Um ciclo virtuoso

Para alavancar a Aprendizagem Criativa no Brasil, identificamos educadores inovadores que já trabalham alinhados com o conceito dentro e fora das escolas. Depois, conectamos estas pessoas por meio de uma série de iniciativas colaborativas que permitem aprimorar suas práticas e desenvolver novas ideias. Ao dar visibilidade para o trabalho delas, promovemos a Aprendizagem Criativa e inspiramos mais pessoas a  experimentar práticas nas salas de aula e comunidades. Desta forma, esse movimento continua a crescer num ciclo constante de engajamento, desenvolvimento e colaboração.

Um ciclo virtuoso

O ecossistema da educação

O ecossistema da educação

As crianças e os adolescentes estão sempre no centro do movimento da RBAC, que inclui e apoia todos os que fazem parte da educação. Damos valor às contribuições desses atores e incentivamos a troca de experiências: só assim podemos ampliar o alcance da Aprendizagem Criativa e transformar a educação em um país tão grande e diverso como o Brasil.

Faça parte da nossa rede!

Junte-se a nós! Estamos sempre buscando pessoas apaixonadas e comprometidas que queiram fazer a diferença. Se você compartilha dos nossos valores e está pronto para se envolver, prepare-se para impactar positivamente a vida de educadores, crianças e jovens e suas famílias. Estamos ansiosos para recebê-lo em nossa comunidade!

Nosso Núcleo Institucional

A RBAC conta com uma equipe de profissionais dedicados que, junto com centenas de articuladores voluntários, desenvolvem materiais, organizam iniciativas e oferecem a infraestrutura necessária para que a Aprendizagem Criativa continue se expandindo de forma cada vez mais qualificada e autônoma pelo Brasil.

Articulação Social
Pesquisa e Inovação
Desenvolvimento Institucional
Comunicação e Eventos
Diretoria
Pedagógico
Ana Veronez

Ana Veronez

Articulina
Articulação Social