Sobre planejar e avaliar

IDEIAS SOBRE O PLANEJAR E O AVALIAR...

Você já imaginou que o Planejamento e a Avaliação são duas fases de um mesmo processo?

Vem com a gente saber mais!

Na Aprendizagem Criativa, consideramos que aprendemos melhor quando trabalhamos na construção de um Projeto em conexão com nossas Paixões e interesses, em colaboração com os Pares, e pensando enquanto brincamos e exploramos livremente nosso projeto. 

Quando pensamos em Planejamento e Avaliação, consideramos muito o primeiro P, o P de PROJETOS. De forma geral o projeto, aliado a imaginação, pode ser considerado o sonho/desejo que temos antes e durante sua execução, enquanto colocamos a mão na massa  criando e iterando estratégias e ações para transformá-lo cada vez mais próximo dos nossos objetivos. Neste processo  de projeto nós definimos aonde queremos chegar e exploramos na prática as experiências  que queremos alcançar.

Dentro do ambiente escolar, compreendemos aonde gostaríamos de chegar por meio do Projeto Político Pedagógico e do Programa da disciplina que vamos desenvolver, ou seja, tecnicamente, sabemos o que gostaríamos de alcançar e temos um tempo definido para chegar o mais próximo possível do que foi desejado.

Mas como é que chegamos lá? 

E como sei se os caminhos escolhidos estão me direcionando para o melhor trajeto possível?

É a partir deste momento que nasce a necessidade de definir estratégias, metas e valores para chegar aonde queremos - desenhando o Planejamento - ou seja, operacionalizamos a ação, onde mapeamos e elegemos trajetórias, começamos a refletir sobre como podemos “descobrir” se estamos indo por um caminho interessante na proposta do projeto, e se as estratégias são coerentes com o objetivo, para então definirmos ajustes nas rotas - a Avaliação-. 

Nesse sentido, um caminho pode ser, Projetar: Planejar↔Avaliar, e realizar esse processo de planejamento e replanejamento com avaliações e ajustes das ações durante todo o tempo definido para o projeto. 

Sabemos que realizar tudo isso não é tão simples como as palavras fazem parecer. E que neste processo todo, a nossa variável mais complexa e sensível do ano letivo é o TEMPO.  Sim, ele mesmo, o tão falado e aclamado nas salas dos professores. O ponto fraco da comunidade escolar, regido pelo ditador o excelentíssimo senhor Calendário Escolar acompanhado do mercenário Programa Curricular. “Oh Tempo, tu que és tão grande que governa o homem desprende meu pezinho!”. Como vamos realizar tudo isso nas nossas disciplinas, neste tão curto tempo que o calendário nos disponibiliza, não é mesmo?". Brincadeiras a parte, deixa a gente te contar uma coisa. 

“Todo vilão adora disfarçar a fraqueza em força, e às vezes o que pensamos ser o aspecto mais brutal do calendário escolar e do programa curricular, pode se tornar a fenda na armadura.”

E sabe qual é a fraqueza do calendário e programa curricular escolar? - O ESSENCIAL -

Sim, quando focamos no que consideramos essencial do projeto da escola, do programa curricular de nossas disciplinas e do projeto pessoal de nossos alunos, o tempo se torna nosso aliado e conseguiremos ajustá-lo da melhor forma possível durante a execução do projeto.

Pensando nisso, temos algumas dicas que podem ajudar neste processo de planejamento inicial do ano letivo:

  • 1º Organize e fique apenas com o que é essencial. - Você pode começar com algo simples,  como mapear o que é essencial para o contexto da comunidade escolar olhando o seguintes aspectos:

  • 2º Defina quais valores e metas você considera importantes para o seu projeto;
  • 3º Defina quais ações pretende realizar e como você gostaria de realizá-las. Inclua aqui o tempo de execução que pretende disponibilizar para cada ação. 

Lembre-se: o planejamento é algo flexível e deve ser instrumento estratégico para o que você pretende realizar, ele antecipa a ação e precisamos (re)visitá-lo e ajustá-lo constantemente conforme formos realizando as ações e analisando os resultados.

Na outra face do planejamento vamos nos deparar com a avaliação. Na aprendizagem criativa, entendemos a avaliação como bússola do projeto, no sentido que a avaliação precisa ser uma análise e interpretação dos aspectos desenhados no planejamento em conexão com a experiência de sua prática. Nesta etapa vale se perguntar:

  • O que gostaria de avaliar?
  • O que avaliar em termos de conteúdo?
  • O que avaliar em termos de competência?
  • Como posso observar isto na sala de aula ou ao longo do ano?
  • Qual é o propósito da avaliação dentro deste projeto?
  • Que aspectos avaliativos podem demonstrar o impacto que eu gostaria de ver por meio desta experiência?

É fundamental lembrar que o projeto, o planejamento e o avaliar são meios e não o fim neste processo de aprendizagem criativa. Além disso, vale ressaltar que, competência é o ser capaz de mobilizar o conhecimento para realizar o que se projeta.  

Não há uma fórmula perfeita sobre como fazer isso, mas podemos juntos continuar buscando estratégias e caminhos com o olhar de um observadores ativos, de como podemos favorecer e oportunizar espaços e momentos para que ao longo do ano letivo os alunos se sintam cada vez mais capazes de fazer, criar, buscar, pesquisar, testar e desenvolver continuamente a autonomia para colocar suas ideias em prática realizando seus próprios projetos. 


Vem junto com a gente? Podemos continuar a refletir aqui, no grupo especial do Volta às aulas.