Professores e estudantes como designers
Convidamos você a assistir esse vídeo no qual a designer Helena Faria compartilha um pouco sobre o que é trabalhar com design e como funciona o processo criativo. Será que ser criativo é um dom?
Como você viu, ser criativo não é um dom e o processo de design não tem uma mágica. :)
Ser criativo é aproveitar tudo que existe a nossa volta para nos inspirar, criar novas conexões e novas relações de uma forma original e autêntica. É criar novas soluções para problemas.
E isso tem muita relação com o que os designers fazem. Como a Helena disse, os designers observam a realidade e a partir disso realizam uma transformação. Para isso, conhecem um pouco de muita coisa todos os dias e que todos os dias tem um problema novo para solucionar, para pessoas diferentes com objetivos diferentes. Isso demanda o exercício constante de se colocar no lugar de outras pessoas para entender como elas pensam e como as coisas funcionam para elas.
Designers e pessoas criativas veem um problema não como algo ruim, como um desafio, mas como uma oportunidade de fazer algo diferente e deixar isso para o mundo como legado. Para isso, observam o mundo com curiosidade, não veem o diferente como problema e não julgam uma ideia no início.
ESTUDANTES COMO DESIGNERS
Na Aprendizagem Criativa nossa intenção é transformar as salas de aula em estúdios de criação e apoiar os estudantes no processo de familiarização com o seu papel enquanto designer, que criará os mais diversos projetos. Isso demanda:
# A criação e exploração de protótipos de baixa (papel) e alta fidelidade (digital);
# Pensar sobre personas - desenhar para alguém (conectar com propósito);
# Espaço e tempo para iteração/crítica: chuva de ideias, feedback;
# Valorização do erro como parte natural e esperada do processo de inovação;
ACOLHA O SEU PAPEL DE PROFESSOR DESIGNER, MEDIADOR E PESQUISADOR
PROFESSOR DESIGNER
Você já parou para pensar em como tudo isso que a Helena falou tem relação com o seu trabalho como educador? Professores são designers de experiências de aprendizagem.
Você pode nunca ter pensado desse modo, mas vamos explicar.
Pense em uma aula que você planejou. Pensou?
Certo! Digamos que você realizou essa aula em 3 turmas um tempo atrás - ou para três grupos diferentes de pessoas.
Você foi até uma de suas turmas e realizou a aula planejada pela primeira vez. Algumas coisas deram certo e outras nem tanto. Você notou alguns pontos de melhoria e teve novas ideias.
Já na turma seguinte você faz alguns ajustes na aula (às vezes, não há tempo hábil para grandes alterações, mas você fica com elas na cabeça para planejamentos futuros). Nesta segunda vez, novamente você nota coisas que deram certo (às vezes são elementos diferentes da turma anterior), alguns pontos de melhoria, tem mais ideias e faz pequenos ajustes.
Parte, então, para a terceira turma. É a mesma aula, mas com pequenas modificações, das aprendizagens que teve nas turmas anteriores. Ao sair da terceira turma, essa terceira versão é igual à aula que você planejou? Muito provavelmente não.
Isso aconteceu porque você estava o tempo prestando atenção à resposta dos alunos para o que havia planejado. Cada novo plano de aula é um projeto a ser testado e aprimorado. O que você vê como planejamento, nós vemos como design, pois o seu plano de aula será realizado, testado, receberá feedback, apresentará diferentes resultados e sofrerá modificações. O tempo todo você está atento aos problemas e questões trazidos por seus estudantes, surgem problemas novos para você solucionar, e é necessário entender como eles pensam e como as coisas funcionam para eles.
E agora, já consegue se ver mais como um professor designer?
Na Aprendizagem Criativa, o professor tem um papel essencial de designer, pois cria experiências educacionais, planeja a organização do espaço e dos recursos, realiza a mediação e aprimora constantemente oportunidades de aprendizagem significativas para seus estudantes.
PROFESSOR MEDIADOR
A Aprendizagem Criativa encoraja a autonomia do aluno ao vivenciar diferentes situações de aprendizagem. O professor tem um papel fundamental neste sentido, que é mediar, facilitar este processo de conexão do aluno com o seu objeto de aprendizagem. Durante a mediação, incentive os estudantes a se expressarem criativamente explorando diferentes materiais, ferramentas e o próprio espaço da sala de aula. Faça perguntas que os levem a reconhecer o que é importante para eles (coisas e pessoas) e como poderiam explorar materiais e ferramentas para representar quem são e o que gostam.
PROFESSOR PESQUISADOR
Professores observam constantemente o processo de aprendizagem de seus alunos, para seguir aprimorando sua prática pedagógica, com base no conhecimento que constroem em conexão com seus alunos. Estão o tempo todo fazendo curadoria de experiências, materiais, exemplos de projetos, ferramentas, recursos pedagógicos para inserir em suas aulas.
EXEMPLOS AJUDAM A INSPIRAR E REALIZAR CONEXÕES
Sempre que possível, leve para a sala de aula exemplos de projetos (ou imagens) que ilustram as paixões de outras pessoas. Podem ser projetos criados (finalizados ou não) por você, professor, seus colegas, seus familiares e até por estudantes de outra turma.
Se preferir, você pode organizar um acervo digital com vários exemplos para os estudantes acessarem por celular, via QR Code. O Wakelet e o Padlet são ótimos recursos para a criação desse acervo digital.