Pontes com o currículo
Na espiral da aprendizagem criativa, a apresentação de conceitos e conexões teóricas são apresentadas ao estudante somente depois de o mesmo já ter explorado livremente materiais, espaços e ferramentas na construção de um projeto na prática. Desta forma, o aluno vai aprendendo por meio de suas próprias descobertas, valorizando o erro como parte importante de suas explorações, e valorizando ainda mais as conexões cognitivas que acontecem neste processo.
Para ilustrar como o processo da espiral é diferente do modelo instrucionista da educação, a pesquisadora do grupo Lifelong Kindergarten no MIT Media Lab Natalie Rusk apresenta a proposta da "Comece com exploração, não com explicação".
Como você desenharia a sua aula, para que os alunos possam explorar as ideias concretamente antes de receberem informações sobre o conteúdo pedagógico e as conexões curriculares?
EXEMPLOS INSPIRADORES
Para ajudar, separamos alguns exemplos que se relacionam com diferentes áreas do conhecimento.
AGÊNCIA DE JORNALISMO
Você já parou para pensar em como é o trabalho das pessoas que se preocupam em nos informar todos os dias a respeito do que está acontecendo no mundo? O jornalismo tem o importante papel de nos manter informados sobre o que acontece na sociedade, seja perto ou longe de nós. Além de relatar os principais acontecimentos do dia, o jornalismo também pode nos levar a conhecer as histórias dos personagens ou lugares que estão por trás das notícias. Que relação o jornalismo pode ter com as suas aulas?
Nessa trilha, composta por 3 aulas, nós convidamos os estudantes a mergulhar no campo jornalístico, explorar o olhar do jornalista, conhecer mais sobre os personagens de uma história, criar e compartilhar histórias incríveis e refletir sobre o consumo da informação.
O campo do jornalismo pode ser explorado em diversas áreas do conhecimento, sendo uma excelente ferramenta para a expressão criativa a partir da exploração ou criação de algum conteúdo. O jornalismo trata de transformar informações de forma criativa para compartilhar para um público real, o que envolve curiosidade, investigação, pesquisa, seleção de informações relevantes e criação de projetos. E se você incentivar seus estudantes a olharem com um olhar de jornalista para os conteúdos que estão aprendendo? Que personagens estão por trás das histórias contadas em diferentes áreas do conhecimento? Como saber se as informações consumidas em diferentes meios de comunicação são verdadeiras ou não? Como perceber que a nossa volta existem muitas histórias incríveis esperando para serem contadas?
Conheça a trilha clicando aqui e, se quiser, explore a videoaula “Histórias incríveis e consumo da informação” a seguir, terceira da trilha.
CARRINHO DAS FORÇAS
Conheça o relato inspirador da Ellen, que foi compartilhado durante um encontro do Clube Criativo Porandú MS, no qual ela conta como foi a realização de uma sequência didática apoiada na Aprendizagem Criativa para o ensino de Física!
Você pode conhecer um pouco mais sobre esse projeto clicando aqui.
COMUNIDADE DOS SONHOS
Você já parou para pensar em como gostaria que fosse a comunidade dos seus sonhos? E já perguntou isso para seus estudantes? Eles podem pensar no lugar onde moram, na rua, no bairro, na própria cidade, ou até mesmo em um centro local do qual fazem parte, como uma associação atlética ou oficinas. E, por que não pensar no planeta, como um todo?
Nessa trilha, composta por 3 aulas, nós convidamos os estudantes a incorporarem um olhar mais atento para o entorno, pensar como arqueólogos, engenheiros, políticos, cidadãos e construir a comunidade dos nossos sonhos!
Pensar em construir a comunidade dos sonhos, o lugar onde gostaríamos de viver nos leva a refletir sobre diversas questões, como: a nossa identidade e história; o que é importante para nós enquanto indivíduos; a forma como nos relacionamos com as outras pessoas; como exercitamos a nossa cidadania; quais são os problemas locais e globais que enfrentamos; como as relações de poder afetam as nossas vidas; como as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade nos afetam; a importância de desenvolver atitudes sustentáveis. O tema é bastante vasto e interdisciplinar e possibilita o desenvolvimento de projetos variados, desde a elaboração de uma poesia até um protótipo de uma engenhoca que auxilie na economia de água. Assim, o que fazemos nestes três encontros é apenas um recorte de uma enorme possibilidade de abordagens que é possível realizar em sala de aula. Ao iniciar uma aula ou sequência de aulas sobre esse tema, convide os estudantes a observarem mais atentamente a sua vida e o lugar onde moram, e o que costumam ver nos noticiários sobre lugares distantes, questões globais.
Conheça a trilha clicando aqui e, se quiser, explore a videoaula “Todos moramos na mesma casa” a seguir, terceira da trilha.