PAC - Dicas e materiais de apoio

Dicas

Experiências didáticas bem registradas (#ficaadica)

Desenvolveu uma atividade superbacana com sua turma e chegou no final percebeu que não registrou (ou esqueceu de alguma coisa) para compartilhar o que vivenciaram? Para tudo!

Vamos deixar dicas preciosas para que isso nunca mais aconteça.

1 – Ao preparar sua aula, crie um título para ela, anote os objetivos que quer alcançar e uma pequena descrição ou convite para a proposta que será compartilhada com as e os estudantes.

2 – Faça uma lista e prepare todos os materiais que serão utilizados. Aproveite e faça uma foto deles, que pode ser do conjunto ou individual, preferencialmente sobre um fundo neutro (uma mesa, por exemplo) e com boa iluminação.

3 – Durante a atividade, anote tudo que considerar relevante, como quantidade de participantes, passo a passo de como foi apresentada e desenvolvida, sucessos e insucessos, tabulação de resultados, etc. Lembre-se de fazer fotos gerais e de detalhes do processo e dos resultados obtidos.

4 – Finalize com uma reflexão sobre a atividade e anote as conclusões e observações suas e dos estudantes. Uma boa opção é fazer vídeos ou colher depoimentos em áudio de quem participou.

5 – Organize todo o material colhido e redija da forma mais concisa e objetiva o texto para publicar sua experiência no site do Ação Criativa.

6 – Lembre-se que é importante ter uma autorização de uso de imagem assinada pelos pais ou responsáveis para compartilhar qualquer foto ou vídeo dos participantes menores de idade.

Materiais de apoio

Revista Digital do Programa Ação Criativa

ED Bichos Esquisitos

ED Arte Urbana

ED Exploração Espacial

ED Lixo que não é Lixo!

ED Com_junto e se_parado

ED Palavras escritas, cantadas e faladas