19 jan 2023

Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa é a única organização do Brasil selecionada globalmente para iniciativa do World Economic Forum

Os projetos escolhidos foram divulgados em 16 de janeiro 

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), apoiada pela Fundação Lemann, agora faz parte da Education 4.0 Lighthouse, que vai reunir outras organizações não governamentais que trabalham na área de educação de crianças e adolescentes ao redor do mundo. Fazer parte da iniciativa é receber uma chancela de um órgão internacional de peso, o World Economic Forum (Fórum Mundial Econômico) e poder fazer parte de um rol de iniciativas promovidas por organismos importantes como UNICEF e Save the Children. 

 

A ação Education 4.0 Lighthouse, vai congregar as instituições escolhidas para participar de uma comunidade de práticas, integrar algumas reuniões e eventos com grandes lideranças do setor público e privado, além de ganhar reconhecimento e visibilidade através da rede, mídia e eventos organizados pelo World Economic Forum. As reuniões dos membros com o World Economic Forum têm início a partir de fevereiro de 2023. 

 

“Integrar esta comunidade é um grande reconhecimento do trabalho que estamos construindo com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa no Brasil e representa a valorização da Aprendizagem Criativa como saída para as redes públicas de ensino, escolas e professores enfrentarem os desafios da educação do futuro. Esperamos que a nossa rede possa colaborar e aprender com os outros selecionados”, diz Leo Burd, diretor executivo da RBAC e pesquisador no MIT Media Lab.

 

A iniciativa parte do pressuposto que, à medida que a globalização e os rápidos avanços tecnológicos transformam o espaço cívico e o mundo do trabalho, os sistemas educacionais se tornam cada vez mais desconectados das realidades e necessidades das economias e sociedades globais. Os modelos de educação, então, devem se adaptar para dar para as crianças as habilidades necessárias para criar um mundo mais inclusivo, participativo e significativo. 

 

Além da RBAC, também foram selecionados:

Categoria
Artigo

Comentários