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11 jul 2022

RBAC seleciona novas redes públicas de ensino para implementação do Programa Escolas Criativas

Programa prevê impactar 500 mil alunos até 2024, fomentando a aprendizagem criativa nas escolas com abordagem que promove práticas educacionais mais criativas, lúdicas e relevantes

 

Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa seleciona novas redes públicas de ensino para implementação do Programa Escolas Criativas em parceria com a Fundação LEGO

 

Cidades de Bragança (PA), Coruripe (AL), Joinville (SC), Mata de São João (BA), Várzea Grande (MT) e os estados de Alagoas e São Paulo foram os escolhidos no para integrar a segunda turma do Programa Escolas Criativas;

Programa prevê impactar 500 mil alunos até 2024, fomentando a aprendizagem criativa nas escolas com abordagem que promove práticas educacionais mais criativas, lúdicas e relevantes

 

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), apoiada pela Fundação Lemann,  selecionou mais sete redes públicas de ensino para a implementação do Programa Escolas Criativas: municípios de Bragança (PA), Coruripe (AL), Joinville (SC), Mata de São João (BA), Várzea Grande (MT) e estados de Alagoas e São Paulo. Nesta segunda fase do Programa, as cinco secretarias municipais e duas secretarias estaduais de educação se juntarão às secretarias municipais de Educação de  Branquinha (AL), Caruaru (PE), Curitiba (PR), Jaguariúna (SP), Recife (PE),  Ribeirão das Neves (MG), São Bernardo do Campo (SP), São Luís (MA) e Vinhedo (SP), além da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, previamente selecionadas na primeira fase do programa, que conta com apoio da Fundação LEGO e foi iniciado  em 2021. A meta é de abranger 500 mil alunos até 2024. 

 

O programa visa fomentar a implementação de soluções que ajudem a tornar a educação pública brasileira mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva para crianças de 6 a 14 anos. Professores serão incentivados a desenvolver as suas próprias atividades utilizando os princípios da aprendizagem criativa e recursos de robótica, computação criativa como o Scratch, e materiais acessíveis e reutilizáveis como papelão, cola, papel, tesoura e embalagens recicláveis.

 

As ações da RBAC com as novas redes começam no dia 06 de julho, com o lançamento que contará com a participação de secretarias e representantes das redes escolhidas. O evento foi transmitido no canal da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa no YouTube.


Até 2024, o trabalho seguirá ações de formação visando a autonomia e escala das redes para implantação de práticas de aprendizagem criativa, abordagem pedagógica que incentiva experiências mais criativas, mão na massa e relevantes em sala de aula. 

 

Histórico

Em 2020, a RBAC, por meio da Fundação Lemann, foi selecionada no edital Tech and Play da Fundação LEGO, da Dinamarca, para participar de uma iniciativa global de incentivo a projetos educacionais que impulsionam o brincar como prática aliada à tecnologia nas salas de aula ao redor do mundo, recebendo uma doação de 4 milhões de dólares para implementação do programa. Além da RBAC, outras iniciativas, no Quênia, em Ruanda e na Dinamarca também foram selecionadas.

 

Criada em 2015, a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa está atualmente presente em todas as regiões do Brasil com mais de 20 núcleos regionais e 4.000 membros, que são incentivados a adotar e promover a aprendizagem criativa localmente. Por meio de oficinas, Festivais de Invenção e Criatividade e disponibilização de recursos educacionais, a RBAC fomenta a aplicação de práticas mais mão na massa, criativas e relevantes para os alunos do Brasil.

 

Para Leo Burd, diretor executivo da RBAC e pesquisador no MIT Media Lab, “o programa é uma oportunidade para redes de ensino públicas explorarem novas abordagens pedagógicas que engajem alunos e professores em atividades pessoalmente relevantes, mão na massa e divertidas, utilizando materiais acessíveis, facilmente encontrados nas casas e escolas brasileiras, com ou sem o uso do computador”.

 

“A Fundação Lemann apoia a aprendizagem criativa na medida em que busca uma educação de qualidade para todos e todas. Aprender como no jardim da infância, pegando materiais, testando e vendo como funcionam, coloca o estudante no centro de seu processo de aprendizagem e contribui para o desenvolvimento da autonomia. Nós acreditamos que as crianças e adolescentes podem aprender a partir do brincar”, afirma Lucas Rocha, Diretor de Projetos da Fundação Lemann.

 

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. Saiba mais em: fundacaolemann.org.br. Siga-nos nas redes: Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn

 

Sobre a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) é um movimento de educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, alunos e organizações que promovem práticas educacionais mais mão na massa, criativas e relevantes para  crianças e jovens de todo o país.  Por meio de festivais, oficinas, programas de fellowships, encontros regionais, recursos pedagógicos e discussões online, a RBAC provê um ambiente propício para a criação e a vivência da aprendizagem criativa de forma relevante e sustentável nas diferentes regiões do Brasil desde 2015. Conheça a Rede em: aprendizagemcriativa.org

 

Sobre a Tech and Play e a Fundação LEGO

A iniciativa Tech and Play da Fundação LEGO conecta organizações que estão impulsionando o brincar como prática aliada à tecnologia nas salas de aula ao redor do mundo. Nós buscamos soluções que inspirem a expressão criativa de crianças em uma ampla gama de especialidades, que vão da computação criativa ao tinkering e à robótica. Nosso objetivo é fazer com que o learning through play with technology (Aprendizagem pelo Brincar com Tecnologia) seja mais acessível para professores e empodere crianças com as habilidades necessárias para que elas tenham sucesso em um mundo movido pela tecnologia.

 

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