language
10 out 2023

RBAC na FabLearn / Constructionism Conference 2023

 

Está acontecendo na Columbia University – Teachers College, em Nova Iorque, a FabLearn / Constructionism Conference 2023, uma conferência que reúne pesquisadores de todo o mundo para  trocarem experiências sobre o futuro da educação maker e, mais especificamente, do construcionismo, abordagem proposta por Seymour Papert baseada no construtivismo de Jean Piaget e principal base teórica da Aprendizagem Criativa.

Neste ano, a conferência contou com dois ilustres conhecidos da Aprendizagem Criativa no Brasil como keynotes. Ann Berger Valente, coordenadora de pesquisa e inovação da RBAC e pesquisadora no MIT Media Lab, e José Armando Valente, professor aposentado da UNICAMP e co-fundador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED),  participaram da programação da Constructionism com uma apresentação especial no qual compartilharam reflexões sobre os seus mais de 30 anos de carreira na educação e pesquisa.

Leo Burd, codiretor da RBAC, também contribuiu para marcar a presença brasileira na conferência. Ele participou de um painel chamado Future Constructionist Environments (Ambientes Construcionistas do Futuro) onde apresentou um artigo  falando da RBAC como um movimento social em prol da transformação educacional. Assim que o artigo for publicado, iremos inseri-lo aqui no portal. 

Ann e José Valente também já compartilharam com a comunidade da RBAC suas experiências que fazem parte da história do construcionismo e da Aprendizagem Criativa no Brasil. Veja o webinar.

Foto: Prof. Paulo Blikstein (Columbia University), Prof. Valente (UNICAMP), Ann Berger Valente (MIT/RBAC) e Leo Burd (MIT/RBAC) na FabLearn / Constructionism 2023 em Nova Iorque.

 

Categoria
Artigo
Evento

Comentários