Educadores das redes estaduais de São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Sul e mais outras 27 redes públicas participam da campanha Volta às Aulas com Aprendizagem Criativa
Entre os meses de janeiro e março, redes públicas de todos os estados brasileiros estão convidadas a participar da campanha Volta às Aulas com Aprendizagem Criativa, uma iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). Este ano, a Campanha terá como foco a integração curricular articulada por meio da Aprendizagem Criativa.
Já está confirmada a participação de mais de 300 escolas de redes públicas de ensino, dentre elas, das redes estaduais de Alagoas, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O objetivo da ação é apoiar educadores com sugestões de atividades para o retorno dos alunos e auxiliar no planejamento dos professores que querem colocar a abordagem da Aprendizagem Criativa integrada ao currículo na sala de aula logo no início do ano letivo.
Fazem parte da campanha Volta às Aulas com Aprendizagem Criativa o compartilhamento de recursos e atividades inspiradoras, materiais de apoio elaborados pela equipe pedagógica da RBAC e organizados pelo PORVIR, dicas de planejamento, fóruns, webinars, participação da equipe de Apoio da RBAC em momentos de planejamento e ou formativos nas Secretarias de Educação parceiras e outros. Mais informações podem ser consultadas em voltaasaulas.aprendizagemcriativa.org.
“Na Aprendizagem Criativa, o conteúdo das aulas é trabalhado por meio de atividades exploratórias e de construção de projetos significativos, o que dá protagonismo aos estudantes e possibilita que o erro seja visto como parte do processo, como uma oportunidade de reflexão. As aulas ficam mais relevantes, mais mão na massa e engajam os alunos, convidando-os a explorar novos caminhos e trabalhar com o inesperado. Enquanto isso, os professores agem como mediadores, guiando a turma para a compreensão do currículo e abordando competências”, diz Leo Burd, pesquisador do MIT Media Lab e diretor da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC).
Durante a campanha, estão programados também dois webinários sobre o tema. Dia 7 de fevereiro, às 19h15 (horário de Brasília), o tema é o lançamento da campanha Volta às Aulas com Aprendizagem Criativa 2023. No mesmo dia, acontece o lançamento do e-book com atividades e planos de aulas inspiradores. Em 7 de março, às 19h15 (horário de Brasília), o tema do segundo webinar será Aprendizagem Criativa integrada ao currículo.
As ações e os materiais da campanha foram planejados de modo que os educadores sejam instigados a pensar qual é o papel do ensino do componente curricular que lecionam e o que (e por que) consideram essencial que os alunos o aprendam este ano. Tomando como base essas respostas, os docentes são convidados a refletir sobre o interesse dos estudantes, as coisas que a turma gosta e que considera importantes, e pensar também sobre as coisas que ainda precisam se tornar importantes. Quais temas, problemas, questões ou disparadores relacionados às aprendizagens que o professor considera essenciais explorar em suas aulas e quais interfaces com as demais áreas do conhecimento gostaria de explorar.
Todos os materiais de apoio sugeridos têm como foco convidar os alunos a partir da prática e da vivência pessoal para só mais adiante ter contato com a teoria. Na perspectiva da Aprendizagem Criativa, os conceitos e conexões teóricas costumam ser mobilizados durante atividades exploratórias e de construção de projetos relevantes, possibilitando aos estudantes aprender por meio da experiência e de suas próprias descobertas, sempre com o apoio e mediação do professor. Nesse processo, o erro é parte importante de suas explorações, pois é uma oportunidade de reflexão sobre a experiência vivida, de resolução de problemas e manifestação da criatividade para encontrar novos caminhos diante do inesperado.
“Esperamos que escolas e professores aproveitem os recursos e as oportunidades para discutir ideias, inspirações e desafios do volta às aulas em trocas e reflexões que serão muito valiosas para a aprendizagem dos alunos em sala de aula ”, diz Leo Burd.
4 Comentários
Aqui em nossa escola, estamos entrando no terceiro ano de RBAC! E o planejamento de atividades às aprendizagens criativas segue de vento em popa. Nossa equipe está sempre engajada a tornar cada vez mais nossos estudantes protagonistas da própria aprendizagem. Este ano criamos o SITE da escola, para assim podermos divulgar as atividades e trabalhos criativos que vamos desenvolvendo por aqui! E que venha mais um ano criativo!
Aqui em Alagoas, estamos engajados em criar oportunidades para que professores e estudantes tenham acesso a toda forma de conteúdos e experiências com foco na Aprendizagem Criativa. O primeiro passo, é aproximá-los cada vez mais da RBAC. É fácil? Claro que não! É um desafio. Porém, já conseguimos perceber que o desejo e a curiosidade de todos para vivenciar novas experiências de aprendizagem são nossos maiores aliados! Sigamos firmes!
A RBAC, está de parabéns por trazer tantas ideias de atividades inovadoras e criativas, visando a aprendizagem dos nossos estudantes. Eu sinto uma certa falta em relação a outras disciplinas, mas sei que podemos fazer as adaptações e trabalhar os conteúdos de forma mais lúdica e criativa, independente da disciplina ou do tema que iremos abordar.
Sou Avelange Oliveira, Articuladora de Ensino da Escola Estadual Joao paulo II, aqui em Maceió, AL. Sim Leo Burd, nossa escola e professores farao bom aproveitamento “dos recursos e das oportunidades de discussao, ideias, inspirações e desafios do volta às aulas em trocas e reflexões que serão muito valiosas para a aprendizagem dos alunos em sala de aula”. Estou muito feliz com as oportunidades de aprendizagens. Todos crescemos com as propostas. Nossos estudantes agradecem.