language
03 fev 2023

Educadores das redes estaduais de São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Sul e mais outras 27 redes públicas participam da campanha Volta às Aulas com Aprendizagem Criativa

São mais de 300 escolas participantes da iniciativa promovida pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa 

 

 

 

Entre os meses de janeiro e março, redes públicas de todos os estados brasileiros estão convidadas a participar da campanha Volta às Aulas com Aprendizagem Criativa, uma iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). Este ano, a Campanha terá como foco a integração curricular articulada por meio da Aprendizagem Criativa. 

 

Já está confirmada a participação de mais de 300 escolas de redes públicas de ensino, dentre elas, das redes estaduais de Alagoas, Rio Grande do Sul e São Paulo.

 

O objetivo da ação é apoiar educadores com sugestões de atividades para o retorno dos alunos e auxiliar no planejamento dos professores que querem colocar a abordagem da Aprendizagem Criativa integrada ao currículo na sala de aula  logo no início do ano letivo. 

 

Fazem parte da campanha Volta às Aulas com Aprendizagem Criativa o compartilhamento de recursos e atividades inspiradoras, materiais de apoio elaborados pela equipe pedagógica da RBAC e organizados pelo PORVIR, dicas de planejamento, fóruns, webinars, participação da equipe de Apoio da RBAC em momentos de planejamento e ou formativos nas Secretarias de Educação parceiras e outros. Mais informações podem ser consultadas em voltaasaulas.aprendizagemcriativa.org

 

“Na Aprendizagem Criativa, o conteúdo das aulas é trabalhado por meio de atividades exploratórias e de construção de projetos significativos, o que dá protagonismo aos estudantes e possibilita que o erro seja visto como parte do processo, como uma oportunidade de reflexão. As aulas ficam mais relevantes, mais mão na massa e engajam os alunos, convidando-os a  explorar novos caminhos e trabalhar com o inesperado. Enquanto isso, os professores agem como mediadores, guiando a turma para a compreensão do currículo e abordando competências”, diz Leo Burd, pesquisador do MIT Media Lab e diretor da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC).   

 

Durante a campanha, estão programados também dois webinários sobre o tema. Dia 7 de fevereiro, às 19h15 (horário de Brasília), o tema é o lançamento da campanha Volta às Aulas com Aprendizagem Criativa 2023. No mesmo dia, acontece o lançamento do e-book com atividades e planos de aulas inspiradores. Em 7 de março, às 19h15 (horário de Brasília), o tema do segundo webinar será Aprendizagem Criativa integrada ao currículo. 

 

As ações e os materiais da campanha foram planejados de modo que os educadores sejam instigados a pensar qual é o papel do ensino do componente curricular que lecionam e o que (e por que) consideram essencial que os alunos o aprendam este ano. Tomando como base essas respostas, os docentes são convidados a refletir sobre o interesse dos estudantes, as coisas que a turma gosta e que considera importantes, e pensar também sobre as coisas que ainda precisam se tornar importantes. Quais temas, problemas, questões ou disparadores relacionados às aprendizagens que o professor considera essenciais explorar em suas aulas e quais interfaces com as demais áreas do conhecimento gostaria de explorar. 

 

Todos os materiais de apoio sugeridos têm como foco convidar os alunos a partir da prática e da vivência pessoal para só mais adiante ter contato com a teoria. Na perspectiva da Aprendizagem Criativa, os conceitos e conexões teóricas costumam ser mobilizados durante atividades exploratórias e de construção de projetos relevantes, possibilitando aos estudantes aprender por meio da experiência e de suas próprias descobertas, sempre com o apoio e mediação do professor. Nesse processo, o erro é parte importante de suas explorações, pois é uma oportunidade de reflexão sobre a experiência vivida, de resolução de problemas e manifestação da criatividade para encontrar novos caminhos diante do inesperado.

 

“Esperamos que escolas e professores aproveitem os recursos e as oportunidades para discutir ideias, inspirações e desafios do volta às aulas em trocas e reflexões que serão muito valiosas para a aprendizagem dos alunos em sala de aula ”, diz Leo Burd.

 

4 Comentários

Sou Avelange Oliveira, Articuladora de Ensino da Escola Estadual Joao paulo II, aqui em Maceió, AL. Sim Leo Burd, nossa escola e professores farao bom aproveitamento “dos recursos e das oportunidades de discussao, ideias, inspirações e desafios do volta às aulas em trocas e reflexões que serão muito valiosas para a aprendizagem dos alunos em sala de aula”. Estou muito feliz com as oportunidades de aprendizagens. Todos crescemos com as propostas. Nossos estudantes agradecem.

Aqui em nossa escola, estamos entrando no terceiro ano de RBAC! E o planejamento de atividades às aprendizagens criativas segue de vento em popa. Nossa equipe está sempre engajada a tornar cada vez mais nossos estudantes protagonistas da própria aprendizagem. Este ano criamos o SITE da escola, para assim podermos divulgar as atividades e trabalhos criativos que vamos desenvolvendo por aqui! E que venha mais um ano criativo!

Aqui em Alagoas, estamos engajados em criar oportunidades para que professores e estudantes tenham acesso a toda forma de conteúdos e experiências com foco na Aprendizagem Criativa. O primeiro passo, é aproximá-los cada vez mais da RBAC. É fácil? Claro que não! É um desafio. Porém, já conseguimos perceber que o desejo e a curiosidade de todos para vivenciar novas experiências de aprendizagem são nossos maiores aliados! Sigamos firmes!

A RBAC, está de parabéns por trazer tantas ideias de atividades inovadoras e criativas, visando a aprendizagem dos nossos estudantes. Eu sinto uma certa falta em relação a outras disciplinas, mas sei que podemos fazer as adaptações e trabalhar os conteúdos de forma mais lúdica e criativa, independente da disciplina ou do tema que iremos abordar.