Experiências compartilhadas

Veja abaixo os depoimentos de quem já aplicou essa atividade. Se quiser adicionar o seu, clique no botão “Apliquei”.
Trilha Matemática do Scratch
Atualizado em 25/08/2023
person Claudia Sales Claudio
Através da plataforma do Scratch remixamos jogos e acrescentamos características locais no seu cenário.Depois junto com a turma transformamos esses jogos em formato físico e deu muito certo.Criamos a Trilha Matemática do Scratch e o jogo Limpando o Bosque.No primeiro trabalhamos as quatro operações e no segundo sustentabilidade e reciclagem.Durate a criação dos jogos os alunos puderam desenvolver diversas atividades como reciclagem de papel e oleo.Transformando os papeis em cartões para o dia dos Pais e o óleo em sabão em barra.O saldo foi muito positivo e a turma adorou.
TABUADA DIVERTIDA COM SCRATCH
Atualizado em 11/06/2023
person maria cristina berchon guimarães jardim, Alini de Britto Ritta Madeira,...
Os alunos do primeiro ao quinto ano participaram desta atividade, o scratch desplugado foi trabalhado com uma brincadeira da tabuada, os dados eram sorteados, a turma em grupos 1 e 2 ,realizavam as ordens dos cartazes,movimentando-se e respondendo as questões da tabuada, quando necessário poderiam usar as tampinhas de garrafas como recurso de contagem.
Jogo de Geografia
Atualizado em 01/06/2023
person Maria Amalia Vaz de Moura
Jogo sobre os países em parceria com o Scratch desenvolvido na aula de Geografia no 8º ano. Professora Fátima Lima.
Semana Oxente Day Caruaru: Atv Desplugada
Atualizado em 23/05/2023
person Luís Romildo Clemente Ordonho
Atividade Desplugada da Disciplina Letramento Digital- Puzzle da logo do Oxente Day com os alunos do 5° ano da Escola E.T.I. Dr Amaro de Lyra e César- Caruaru-Pe.
Calculadora no uso da porcentagem
Atualizado em 15/05/2023
person maria cristina berchon guimarães jardim, Ricardo Nunes Rodrigues
A atividade envolveu os alunos do 9º anos, primeiro realizaram a atividade desblugada com montagem de um painel , os comandos foram feitos de caixa de papelão e pintados com temperas. Esse trabalho envolveu lógica de programação,algoritmo no componente de cultura digital, operadores, sentença logica, tomada de decisão,looping no componente de matemática. No segundo momento a programação foi feita no aplicativo do Scratch.
Atividades para o Aniversário do Scratch
Atualizado em 15/05/2023
person Maria Amalia Vaz de Moura
Os alunos do 5º ano da professora Silvia Galli fazendo atividades para o aniversário do Scratch que será realizado na nossa escola.
PROGRAMAÇÃO COM A TABUADA
Atualizado em 11/05/2023
person maria cristina berchon guimarães jardim, Nívea Maria Barreto Nunes Oleques
A semana do SCRATCH no CAIC, nas aulas de cultura digital a professora Nívea Oleques com o objetivo de desenvolver o pensamento computacional,foi construído um código utilizando a programação orientada. Nesse jogo o aluno seguiu um algoritmo, onde o gatinho do programa SCRATCH faz perguntas sobre a tabuada e marca ponto caso acerte ou corrige, caso esteja errada a resposta, com turmas do sétimo ano.
XADREZ HUMANO
Atualizado em 11/05/2023
person maria cristina berchon guimarães jardim, Ariane Silva da Rosa,...
Semana do SCRATCH no CAIC, os alunos do 4º e 5º ano aprenderam noções de jogo de xadrez nas aulas esporte e recreação,depois no pátio da escola ,riscamos uma tabela no chão, e alunos foram sorteados,estes serão os jogadores que conduzirão o jogo.Os outros alunos serão as peças do tabuleiro.
Projeto Literário
Atualizado em 26/10/2022
person Amanda Rocha de Lima Kascki Muller
Escola Estadual de Ensino Médio Professora Aglae Kehl 3° ano Guaíba 12° CRE Leitura de Palavras Secretas Ondas de Gentileza Volta às Aulas Celular do Folclore Brincando com as Letras no SCRATCH
Oficina de Gamificação com o Scratch
Atualizado em 28/09/2022
person Adriana Moura
Essa oficina foi realizada pelo Centro de Referência em Tecnologia Educacional do Guará - CRTE Guará, pelas professoras formadoras Adriana Moura e Gleis Queiroz . O objetivo principal era propiciar uma formação continuada com o tema Gamificação com o uso do Scratch e seus recursos. Atualmente, os jogos digitais e a gamificação estão cada vez mais inseridos no nosso cotidiano e atraem gradativamente mais apreciadores. Trazer esse contexto para a escola é uma forma de aproximar a realidade e atrair os nossos alunos por meio desses recursos o processo de ensino e aprendizagem significativa e
COMUNICAÇÃO EXTRATERRESTRE
Atualizado em 19/09/2022
person Soraya Maria Cerino de Oliveira, CASSIA REGINA COSTA
Em formação na UFABC - robótica pedagógica, fomos desafiadas a trabalhar robótica e programação com os alunos. A professora Cássia é regente de uma turma do 5º ano e eu sou PAPPTEC. Desafiamos as crianças a enviar projéteis ao espaço em busca de vida extraterrestre. Conforme o vídeo anexo, eles criaram a partir de sucata, objetos, carros e tudo mais que a imaginação do grupo permitiu. Totalmente mão na massa. No segundo desafio, eles já receberam uma carta de um exoplaneta solicitando mais informações sobre o planeta, e a professora solicitou que construíssem jogos para enviar essas
Introdução ao Scratch: Linguagem de Programaçã( Ribeirão das Neves)
Atualizado em 13/06/2022
person DAIANE MAGALHAES DOS SANTOS BASTOS, MARIA JOSE ALVES MARTINS CORREA
No sábado, 11 de Junho, os professores, educadores e pedagogas estiveram reunidos na Secretária de Educação de Ribeirão das Neves para uma momento de formação ("Introdução ao Scratch: Linguagem de Programação")
Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, Escola Municipal Maringá, Farol do Saber e Inovação Tasso da Silveira,Professora Juliana Kanopcka Pacheco
Atualizado em 16/05/2022
person juliana Kanopcka Pacheco Alves
Na semana do scratch, a proposta foi começar com uma brincadeira, seu mestre mandou, ela segue coordenadas da professora, serve para que os alunos percebam através do movimento o significado de comando. Na sequência atividade do desafio. Através de um tabuleiro e um dominó de figuras, os alunos devem fazer uma trilha seguindo a sequência lógica do jogo, permitindo raciocínio lógico, hipóteses, análise, reflexão, tomada de decisão e argumentação. Tudo isso para compreensão de códigos e sequencia para o scratch. Por fim, após explorar os comandos e códigos ludicamente, todos vão explorar o