Experiências compartilhadas

Veja abaixo os depoimentos de quem já aplicou essa atividade. Se quiser adicionar o seu, clique no botão “Apliquei”.
Scratch desplugado
Atualizado em 07/10/2023
person PATRICIA KELLI FERNANDES DE SOUZA, EM CEI Pedro Dallabona
A turma do 1º ano realizou a atividade Scrath desplugado. O tabuleiro e as setas foram previamente preparados e os estudantes organizados em grupos. Eles colocavam os personagens espalhados pelo tabuleiro, o gato e capivara, que estão sempre presentes em nossas aulas. Cada grupo precisava criar um caminho levando um personagem até o outro, usando as setas com os comandos para cima, para baixo, esquerda, direita (as setas são de cores diferentes para cada comando). Ao criar o caminho eles discutiam e testavam as estratégias, às vezes não dava certo, faziam outras tentativas. Conversávamos se
Escola Lucas Araújo na organização do Scratch Day.
Atualizado em 20/06/2023
person Viviane Perufo Carloto, Lissara Bittencourt Fagundes,...
A Escola E.E.F. Lucas Araújo de Oliveira, Escola de Tempo Integral, localizada em Santiago/RS, realiza o Scratch Day com uma abordagem colaborativa e inclusiva, envolvendo todos os membros da comunidade escolar. Nessa ocasião especial, os alunos assumem um papel central, demonstrando suas habilidades de programação desplugada e plugada, e compartilhando seus projetos criativos. Essa celebração anual não apenas destaca as conquistas individuais dos alunos, mas também ressalta a importância do trabalho em equipe e da colaboração. A escola reconhece e valoriza o potencial criativo de seus alunos
A incrível Fábrica de Imaginação e Criatividade
Atualizado em 13/06/2023
person Júlia Antônia Bagnara Consoli, Júlia Antônia Bagnara Consoli
Na semana do SCRATCH, que aconteceu de 08 a 12 de maio, a E.E.E.M.Professora Rigoti, pensou e organizou diversas atividades, considerando o interesse e a aprendizagem criativa dos estudantes, considerando a temática proposta: "As Cem Linguagens da Criança". Foi uma semana intensa de muita criatividade, imaginação e compartilhamento.
CORRIDA DA SUSTENTABILIDADE
Atualizado em 11/06/2023
person maria cristina berchon guimarães jardim, Ariane Silva da Rosa,...
Essa experiência foi realizada com os alunos do quinto ano, o tema proposto foi o lixo que produzimos e como deveria ser a separação do mesmo, propomos que eles trouxessem embalagens de produtos que usavam em casa, esses produtos foram analisados a sua origem. Uma atividade coletiva no pátio, com caixa diferentes para separar o lixo, o nosso mascote da semana do scratch também participou, os alunos tinham que localizar no pátio as embalagens que tinham trazido de casa e classificar contando pontos para a sua equipe.
O Scratch desplugado em MASSA
Atualizado em 02/06/2023
person Ivani Terezinha Zalamena, Juliano Rodrigues Borges
Os alunos do quarto ano quando indagados pelos professor em fazer o mascote Scratch em aula eles sugeriram fazer com massa de modelar. Para tanto foi organizado uma aula com esta finalidade onde todos colocaram a MÃO NA MASSA. Considerando que a massinha de modelar ajuda a estimular as habilidades motoras finas das crianças, já que adquirem agilidade, força e destreza com seus dedos quando brincam com ela todos participaram. Assim sendo com certeza a escrita terá melhorias.
Decorando Espaço Para Semana do SCRATCH
Atualizado em 31/05/2023
person Solange Oliveira Lara
Durante o mês de maio, nossa escola preparou um espaço todo especial para o Scratch Day, foram muitos dias de trabalho, correria, criatividade, mão na massa e trocas com gestão escolar, até que tudo ficou pronto.
SEMANA DO SCRATCH
Atualizado em 31/05/2023
person Daniela Karina Pasqualoto Tavares, Daniela Karina Pasqualoto Tavares
A turma do 2º ano A, da Esola Mercedes Motta realizou atividades referentes aos povos indígenas e também sobre o livro "O menino do dedo verde.
Semana do Scratch e Oxente Day
Atualizado em 30/05/2023
person Maria Giovana da Silva
Com o tema: Caruaru, Celeiro de Artista desenvolvemos esse projeto explorando os artistas da nossa terra e a arte do barro.
PAZ NA ESCOLA COM SCRATCH
Atualizado em 28/05/2023
person Alda Rosalvo dos Santos, Alana Fabíola Souza dos Santos
Atividades realizadas com os alunos do 1ª ao 5ª ano em comemoração ao dia do SCRATCH DAY ,mediadas pelas professora Alana Fabiola e Alda Rosalvo.
Atividade desplugada oxente day!
Atualizado em 26/05/2023
person Ana Paula Carlos Soares
Trabalhar com os estudantes atividades desplugada que envolva aprendizagem criativa e desenvolva as habilidades motoras e cognitivas.
Malha quadriculada Pré - E.M. Profª Nathalia de Conto Costa
Atualizado em 25/05/2023
person KATHIA MUZA BUENO
Foram desenvolvidas atividades desplugadas, utilizando a malha quadriculada feita no pátio da escola, utilizando os comandos de direção, na sala de aula as crianças jogaram o jogo do monstro das cores no coletivo utilizando a malha quadriculada e em duplas jogaram o jogo da abelha que seu objetivo é chegar a colmeia, desviando dos predadores.
Decorando com Criatividade
Atualizado em 24/05/2023
person Ivani Terezinha Zalamena
Proporcionando aos alunos usarem a criatividade foi dado oportunidade para os líderes de turmas decorarem os espaços da escola para a Semana do Scratch. Tudo foi realizado com muita organização e desempenho dos alunos e demais colaboradores. Os espaços ficaram alegres e muto colorido.
5º ANO E SEU MASCOTE SCRATCH
Atualizado em 21/05/2023
person Dalvan Haab Hendges
Em comemoração a semana do SCRATCH que aconteceu durante o período de 06/05 à 12/05/2023. Os educandos do 5º ano realizaram a confecção do (Gato Scratch), considerado o mascote da comunidade que nasceu em 2007 e puderam conhecer um pouco mais dessa novidade que está sendo implementada em nossa escola. O protótipo foi desenvolvido pelos alunos através de materiais sustentáveis e implementado com um circuíto led simples realizado com uma bateria de 9 V onde é possível iluminar os olhos do mascote na cor azul. Em anexo é possível ver os registros desse momento. Realizado com o auxílio do regente
Semana do Scratch
Atualizado em 18/05/2023
person Tomaz Edison de Andrade Vieira Escola, TERESA CRISTINA GARCIA Y PUERTO
E na Semana do Scratch a criatividade tomou conta da nossa escola. As turminhas dos 1ºs anos da manhã das professoras Marlene e Roseli, usaram o solarium para criar com Scratch. As turminhas criaram jogos de percurso bem legais com nosso gatinho!! Vejam que lindo que ficou!!!
A incrível Fábrica de Imaginação e Criatividade
Atualizado em 18/05/2023
person Júlia Antônia Bagnara Consoli
Na semana do SCRATCH, a E.E.E.M.Professora Rigoti, pensou e organizou diferenças atividades propostas partindo da aprendizagem criativa dos estudantes e trabalhando a temática proposta: "As Cem Linguagens da Criança". Foi uma semana intensa de muita criatividade, imaginação e compartilhamento.
Sensibilização - Semana do Scratch
Atualizado em 17/05/2023
person Tomaz Edison de Andrade Vieira Escola, TERESA CRISTINA GARCIA Y PUERTO
A Semana do Scratch acontece se todos estiverem envolvidos e integrados a proposta e tema. Iniciamos com a sensibilização dos professores com uma dinâmica de distribuição do poema "As cem linguagens da criança" em 4 partes, com mistério e agradinhos aos nossos professores, com o fechamento da explicação da proposta da semana pela embaixadora Teresa e atividade de desenho: crie sua patinha do Scratch e marque nosso evento!
Atividade para o aniversário do Scratch
Atualizado em 16/05/2023
person Maria Amalia Vaz de Moura
Alunos do 2º ano da professora Solange confeccionando material sobre a Semana do Scratch.
Atividades para o aniversário do Scratch
Atualizado em 15/05/2023
person Maria Amalia Vaz de Moura
Os alunos do 3º ano da professora Cláudia Moura confeccionando máscaras do Scratch para nossa comemoração de aniversário.