Experiências compartilhadas

Veja abaixo os depoimentos de quem já aplicou essa atividade. Se quiser adicionar o seu, clique no botão “Apliquei”.
Criação de história desplugada
Atualizado em 20/06/2023
person Viviane Perufo Carloto, TATIANA BRAGA MINUZZI
No Scratch Day, os alunos do 6º ano se envolveram em uma atividade criativa e envolvente: a criação de uma história desplugada com o tema "Paz na Escola", realizada em trios, sob a coordenação da professora Tatiana Braga Minuzzi. Nessa atividade, os estudantes foram desafiados a usar sua imaginação e habilidades narrativas para desenvolver uma história inspiradora que promovesse a harmonia e a convivência pacífica no ambiente escolar. Cada trio de alunos embarcou em uma jornada emocionante, onde puderam explorar os valores e os princípios da paz. Juntos, eles criaram personagens interessantes
Mês do SCRATCH - SCRATCH RESOLVE ENCRENCA
Atualizado em 30/05/2023
person Valquíria Cezar Ponciano, Beatris Silva dos Santos,...
Combinado com a Ação Autor na Escola, onde a turma está trabalhando com o livro “O procura encrenca”, da autora local Luciana Marinho, os alunos irão no SCRATCH produzir uma animação a partir da recriação desta história. A atividade composta por 4 encontros realizados nas segundas-feiras a tarde consistiu em: - primeiro exercício de SCRATCH DESPLUGADO após apresentação sobre o que é o SCRATCH; - segundo encontro: foi colocada a mão na massa para que os alunos se familiarizassem com o programa realizou-se uma livre exploração; - terceiro encontro: foram desafiados a produzir uma animação com
SCRATCH DAY
Atualizado em 29/05/2023
person Ana Paula Silva Ferreira
As turmas do turno da tarde, vem sendo apresentados ao programa Scratch de maneira gradativa. Foram realizadas atividades no tablet e também como forma de produção de texto.
Scratch e as Cores
Atualizado em 17/05/2023
person Tomaz Edison de Andrade Vieira Escola, ARLENE OLIVEIRA FRANCO
A turma da Multisseriada A da Professora Arlene usou o Scratch para trabalhar cores e coordenação motora fina. O gatinho serviu de base para que os estudantes colocassem os pregadores conforme a cor que saia no dado. Foi muito divertido, pois eles participaram de todos os processos de criação da atividade. E vc... quer fazer também?
Garatujas no Scratch com a melhor idade: as cem linguagens das crianças
Atualizado em 15/05/2023
person Karla Fabianne Costa de Carvalho Melo, Sandreliza Pereira Mota,...
E como uma nova linguagem de programação pode permitir a criação de de novas histórias, animações, jogos e outras produções, com escritoras criativas da melhor idade?. Tudo pode ser feito a partir do imaginar, criar, brincar, compartilhar e refletir, e através de comandos prontos e agrupados utilizando a intuição a afetividade e a vontade de sempre aprender e as cem linguagens da criança, novas histórias são contadas, novas habilidades e competências desenvolvidas construindo uma relação de aprendizado participativa , engajada e divertida... Nossa oficina, Garatujas no Scratch com a melhor
Scratch Day no Laboratório de Aprendizagem Criativa da Ufersa
Atualizado em 13/05/2023
person Italo John Costa e Silva, MARIA GORETTI DA SILVA,...
No dia 10 de maio celebramos o Scratch Day na Universidade Federal Rural do Semi-Árido inspirados pelo tema da Campanha 2023 “As Cem Linguagens da Criança” de Loris Malaguzzi. No turno da manhã estivemos com os estudantes da turma do 6º ano da E.E. Francisca Martins de Souza. Dividimos a atividade em dois momentos: primeiro convidamos a turma dividida em 3 grupos a criarem suas histórias com a abordagem do Scratch desplugado, após apresentarem as suas inspirações, fomos para a segunda parte que foi desenvolver a história na linguagem de programação Scratch. Foi um momento rico em aprendizagem
Dramas Digitais - programado pequenas histórias jogáveis
Atualizado em 05/12/2022
person Lincoln Aguiar Santos
Os materiais disponíveis para download são pequenos jogos gerados a partir da plataforma Twine. Durante o ano de 2022, estudamos com as turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental II (anos finais) as relações entre arte e tecnologia. Neste caminho, no último trimestre, alcançamos a prática com a linguagem do Teatro, construindo, portanto, pequenos "dramas digitais", baseados em contos e histórias famosas, ou surgidos da imaginação pessoal de cada equipe. Algumas histórias são criadas em grupo, outras em duplas, trios, e individualmente. Você pode escolher qualquer uma delas, fazer o download e
ANIMAÇÃO DA LETRA INICIAL DO NOME
Atualizado em 06/11/2022
person Elisa Gracioli Frigola
Esta atividade foi realizada para a o curso de educadores oferecido pela RBAC referente a atividade "SCRATCH EM DIFERENTES CONTEXTOS" . A proposta foi idealizada para alunos do Ensino Fundamental em processo de alfabetização. Foi levado em consideração que se tratava de um primeiro contado dos alunos com o programa Scratch, por isso propus que os estudantes inicialmente fizessem uma atividade simples para animar a letra inicial do nome com o SCRATCH DESPLUGADO. Foi oferecido uma folha de sulfite para que desenhassem, em duplas ou grupos, o cenário idealizado. Foi necessário orientá-los sobre a
Concretismo - Scratch em diferentes contextos.
Atualizado em 04/11/2022
person Letiere Maria Lopes de Oliveira
Atividade realizada com a turma do 3º do E.M. sobre o movimento literário Concretismo. Eles produziram poemas concretos de forma desplugada, agora estão passando seus projetos para o Scratch.
Atividade sobre o tema "Água".
Atualizado em 01/11/2022
person Valderes José Schmitt
Criação em grupos de quatro alunos de uma conversa entre dois personagens sobre o assunto "Poluição da água". Utilização de blocos de programação impressos e personagens impressos, para montar no papel essa conversa, para posteriormente testar a programação no Scratch on-line.
Scratch em diferentes contextos
Atualizado em 17/10/2022
person Alessandro Luiz Rovaris
Historia Scratch desplugado.
Scratch em diferentes contextos
Atualizado em 08/10/2022
person Caroline Gonçalves Bueno Umeda
Atividade do Curso Scratch para educadores. Remixada e reenviada devido a corte na imagem.
Setembro Amarelo - Scratch desplugado
Atualizado em 06/10/2022
person Sindia Liliane Demartini da Silva, Cristiane Rafagnin Cardoso
- Roda de conversa sobre a temática do Setembro Amarelo; - Desafio de construir estória com mensagem relativa à temática, programando blocos de comando do Scratch de forma desplugada; - Apresentar a estória, compartilhando a mensagem criada a partir das ideias de cada dupla de estudantes: todos podemos tornar o dia de alguém mais feliz!
É possível programar!
Atualizado em 05/10/2022
person Danielle Duda Nunes de Carvalho
A proposta foi desenvolvida na escola CAIC Júlia Kubitschek em Sobradinho - DF, onde conseguimos aplicar de forma desplucada a prática do raciocínio lógico caminhando para a construção plugada, no Scratch.
Scratch em diferentes contextos
Atualizado em 03/10/2022
person Alessandro Luiz Rovaris
Esta atividade foi direcionada pelo curso da RBAC.
Dado da Gentileza
Atualizado em 12/09/2022
person ROBERTA TAFFARELLO, Clara Mariana Baltazar Bernardino
Na semana do Scratch, realizamos várias oficinas em parceria com as escolas que fazem parte do Programa Escolas Criativas. Para as turmas de 1º e 2ºanos resolvemos remixar essa atividade, trazendo a temática "ondas de gentileza" com uma proposta desplugada. Acrescentamos um dado de história envolvendo o gatinho do Scratch. As turmas foram organizadas em duplas e trios e precisavam jogar o dado para sortear uma situação vivida pelo gatinho. A partir do sorteio, os grupos criavam a história usando os blocos impressos, desenhavam também a cena e criavam seus personagens e cenários. Posteriormente
Scratch Plugado: Gentileza
Atualizado em 27/05/2022
person Mariane de Castro Rocha
Objetivo: Promover espaços de reflexão sobre situações que envolvam a gentileza e sua compreensão. Desenvolver competências relacionadas ao pensamento computacional que favoreçam o desenvolvimento do raciocínio lógica de forma abrangente (solução de desafios, perspectiva e autonomia cidadã). Etapas: Surfando nas ondas da gentileza, a atividade teve início com um diálogo sobre o tema e produção textual: planejamento da história e registro artístico, detalhando os comandos do Scratch desplugado. A partir da produção textual dos estudantes e dos comandos registrados, suas histórias de gentileza
Narrativas de Gentileza
Atualizado em 26/05/2022
person Mariane de Castro Rocha, Renata Ribeiro da Silva
A proposta foi que eles pudessem representar através de imagens atitudes cotidianas que demonstrassem atitudes gentis, de bondade e de cuidado com o próximo. Próximo esse que não precisava ser alguém da família e sim pessoas que encontramos por acaso na rua. A conversa foi interessante e significativa, onde eles próprios relataram algumas atitudes que já tiveram e/ou algum familiar. O objetivo principal foi levá-los a refletir sobre a importância de criarmos uma sociedade mais justa, gentil, solidária. E os trabalhos foram uma consequência dessa reflexão.