Experiências compartilhadas

Veja abaixo os depoimentos de quem já aplicou essa atividade. Se quiser adicionar o seu, clique no botão “Apliquei”.
Museu Afetivo - Topoficções e memórias
Atualizado em 23/09/2022
person Lincoln Aguiar Santos
Os estudantes do 8º ano trabalharam com a prática de criação de topoficções, do artista de Teatro Aristeo Mora. Nela, são criados históricos geográficos ficcionais a partir de um espaço predefinido, por isso os termos "topo" e "ficção" unidos. Durante a atividade, os estudantes criaram topoficções baseadas em ambientes que fazem parte de suas memórias afetivas. Todo o material, juntamente com as autoras e autores, está disponível no link do padlet abaixo.
Árvore dos sonhos
Atualizado em 08/02/2023
person Andréa Cristina da Silva
O ano passado eu construí junto com a turma árvores dos sonhos e pedi para que cada aluno colocasse em sua árvore os seus sonhos, desejos, prioridades. Para mim, foi uma descoberta, pois cada um colocou os seus sentimentos, suas crenças... depois, eu sugeri que eles colassem na parede da sala, para que todos vissem. Esse trabalho foi bem significativo para toda a classe.
Topoficção na escola
Atualizado em 19/09/2022
person MARILIA COSTA JORDAO
As escolas municipais aqui em Curitiba tem grupos de jornalistas mirins. No dia do mão na massa essa turminha aproveitou para conhecer e "remixar" a atividade do professor Linconl Aguiar, postada aqui no Portal da Aprendizagem Criativa. A ideia era que os estudantes tirassem foto de algum espaço da escola (topo - lugar), criassem um texto ficcional desta imagem e depois construíssem um cenário para representar suas histórias! O texto escrito por eles deveriam ter alguns itens de um "lide" do texto jornalístico! Todos estavam inspirados e criativos, mas as histórias ficaram assustadoras