Foram encontrados 3465 resultados

Compartilhe sua experiência com toda a comunidade
Unindo a programação à literatura
Atualizado em 06/10/2022
person JÉSSICA FERREIRA NAZAR
Contexto: As turmas de 5º ano apresentavam defasagem em relação à produção de texto, principalmente no sequenciamento de ideias. Diante disso, foi iniciado o trabalho com os gêneros textuais no laboratório de informática por meio da linguagem de programação "Scratch" e atividades desplugadas, como a "Minha história em blocos - Scratch desplugado": https://aprendizagemcriativa.org/atividade/minha-historia-em-blocos-scratch-desplugado Durante o desenvolvimento da proposta, houve a possibilidade de participação em um projeto da autora Patrícia Auerbach, em que foi disponibilizado um estúdio com
Brincando com o Pensamento Computacional
Atualizado em 06/10/2022
person SIMONE NOGUEIRA DE SOUZA, Kelly de Oliveira Ramos
O trabalho foi desenvolvido durante a pandemia, considerando as impossibilidades de uso dos computadores e materiais da sala Maker. O desafio de trabalhar os conceitos da programação utilizando apenas o corpo possibilitou uma aprendizagem muito significativa para professores e alunos, permeando os pilares do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos.
Família na Escola com muita Criatividade
Atualizado em 29/09/2022
person Elizangela Carvalho
Escola MunicipalProf.ª América da Costa Sabóia, Escola Municipal Sábado é dia de... Família na Escola com muita Criatividade 06 de setembro de 2022 - 16:41 Publicado por: Elizangela Carvalho Sábado é dia de... Família na Escola com muita Criatividade Nosso sábado letivo foi assim... Mesmo com frio e chuva, o clima foi perfeito para animar o sábado letivo na Escola Municipal Professora América da Costa Sabóia, que aconteceu no dia 03 de setembro, com participação das famílias, estudantes, professores e todos os profissionais da escola, com bazar, oficinas de pintura, contação de histórias
Dia do mão na massa: Lixo é ARTE!
Atualizado em 29/09/2022
person GABRIELA FLORÊNCIO SILVA
ESCOLA MUNICIPAL MARIA JOSÉ DE FRANÇA SÍTIO CALDEIRÃO 2° DISTRITO PROFESSORA: GABRIELA FLORÊNCIO ALUNOS: 1° AO 5° ANO DIA DO MÃO NA MASSA! TEMA: LIXO É ARTE! OBJETIVO: -Produzir brinquedos e outros objetos através de materiais que iriam para o lixo; -Sensibilizar os alunos a auxiliarem no cuidado com a escola, não jogarem lixo no chão; -Produzir brinquedos e outros objetos através de materiais que iriam para o lixo; -Incluir no dia a dia dos alunos hábitos conscientes sobre reciclagem; -Produção de vídeos com exposição de relatos feitos pelos alunos sobre a importância de preservar e conservar
Preservando o meio ambiente e a água pelo olhar de Tarsila do Amaral
Atualizado em 29/09/2022
person Marcia Nichii
Faz parte do currículo do Colégio Mater Dei desenvolver a cidadania e empatia em nossos alunos, e trabalhar com projetos é uma das formas. Este projeto Preservando o meio ambiente e a água pelo olhar de Tarsila do Amaral foi com as professoras Márcia Nichii, Claudete Staniscia Nader e Rosely M Knupfer. Um dos diversos projetos desenvolvidos por nossos alunos do 5º ano trabalhou a preservação do meio ambiente estudando o ciclo e a preservação da água e a consequência de seu mau uso. Como em todos os nossos projetos, a interdisciplinaridade esteve presente e, neste caso, o uso da metodologia
Fabricação de conectores Alquimétricos
Atualizado em 23/09/2022
person Alquimétricos
Fabrica teu próprio kit didático na escola ou em casa utilizando ferramentas e materiais muito simples. Constrói estruturas iradas baseadas no sistema Alquimétrico com formas, mecanismos e interações!
Arte Cinética - Móbiles ao vento
Atualizado em 23/09/2022
person Lincoln Aguiar Santos
Durante os estudos de arte e tecnologia, nos deparamos com a arte cinética, que envolve conceitos da Física ao construir obras que envolvam as forças de movimento. O trabalho foi realizado com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II (Anos Finais), pela disciplina de Arte. Nos estudos, optamos por construir móbiles, nos quais os estudantes puderam expressar sua criatividade ao desenvolver a estrutura utilizando-se de cabides, barbantes e outros materiais. Os móbiles ficaram expostos durante três dias, num evento da escola, em pontos estratégicos como árvores e estruturas presentes do
Museu Afetivo - Topoficções e memórias
Atualizado em 23/09/2022
person Lincoln Aguiar Santos
Os estudantes do 8º ano trabalharam com a prática de criação de topoficções, do artista de Teatro Aristeo Mora. Nela, são criados históricos geográficos ficcionais a partir de um espaço predefinido, por isso os termos "topo" e "ficção" unidos. Durante a atividade, os estudantes criaram topoficções baseadas em ambientes que fazem parte de suas memórias afetivas. Todo o material, juntamente com as autoras e autores, está disponível no link do padlet abaixo.
Galeria "Selfie - um novo olhar sobre si"
Atualizado em 23/09/2022
person Lincoln Aguiar Santos
A partir da ideia e conceito das "selfies", propomos uma investigação artística por meio da fotografia. Nela, cada estudante produziu um autorretrato, porém, buscando "mostrar a si em outra imagem", ou seja: a tarefa se tornou em desconstruir a selfie clássica e não mostrar o rosto, mas mesmo assim, produzir uma fotografia sobre si. Uma selfie diferente. As fotografias estão disponíveis no padlet.
STOPMOTION: Direitos Humanos em foco
Atualizado em 23/09/2022
person Renata Esteves Ardiguieri
É um projeto que pode ser utilizado como estratégia para mobilização de alunos e educadores, para ações de interesse social, pois trata-se da criação de um curta-metragem que tem como base uma história de cunho crítico (ou não) e informativo que pode divertir/instruir/conscientizar a comunidade escolar e a sociedade como um todo. A criação do curta-metragem por meio do stopmotion é uma ação que envolve o planejamento da história (leituras, filmes, curtas), as possibilidades de (re)contar uma história, a criação de um cenário, a iluminação que seja favorável às cenas, o contar a história em si
SCRATCH DAY COM BICHOS ESQUISITOS
Atualizado em 23/09/2022
person Thessyvanda Torres, Jonathas Souza Pinheiro
Foi uma oficina incrível, onde articulamos uma parceria com a Rede Municipal de Ensino de Manaus, para tocar uma oficina sobre Scratch, envolvendo ações da UNICEF Brasil e Porvir do Programa Ação Criativa. Aplicamos o plano “Bichos Esquisitos” realizando uma contextualização sobre um grande problema de nossa região: lixo nos igarapés. As crianças prototiparam ideias, desenvolveram soluções para essa problemática, culminando na criação de um Bicho Esquisito no Scratch! 😺💻📲 #acaocriativa #scractch #educacao #tecnologia
Máquina de fazer histórias FIC São Paulo 2022
Atualizado em 12/09/2022
person Silvana Regina Silveira Scavone, Beatriz de Lima Zeza
Projeto criado com materiais simples para estimular a imaginação, interação e o potencial criativo das crianças. A brincadeira tem como foco estimular a imaginação das crianças e permitir que criem histórias a partir de elementos surpresas, como a escolha de personagens, locais e ações. Além de trabalhar a oralidade e a criação de narrativas, a máquina proporciono momentos ricos de aprendizado e diversão.
Bullying- O recreio da bicharada
Atualizado em 02/12/2022
person Giovana Bittencourt Falkenback Picolo
Atividade sobre o livro "O recreio da bicharada" para trabalhar questões de bullying.
Betina- Consciência Negra
Atualizado em 02/12/2022
person Giovana Bittencourt Falkenback Picolo
Diversas atividades sobre o livro "Betina".
MOSTRA DE TALENTOS E EMPREENDEDORISMO REINALDO VACCARI
Atualizado em 01/12/2022
person Franciani de Borba Vargas
E.E.E.M. REINALDO VACCARI/IMBÉ-RS 11ªCRE/2022 Diretora: Sivana Rocha dos Santos Supervisora: Veridiana dos Santos Quadros Embaixadora: Franciani Vargas Professores Colaboradores: Cinara, Iara, Fábio e Telmo. Durante o ano letivo percebemos diversas habilidades, talentos presentes nos educandos da Escola Estadual de Ensino Médio Reinaldo Vaccari. O presente projeto foi idealizado afim de promover o protagonismo nos educandos, além de expor e valorizar seus talentos perante a comunidade Escolar. Tendo em vista descoberta de novos talentos, a valorização e incentivo ao desenvolvimento estético
Wall-e e Eva ( Projeto de robótica com sucata voltado as questões do meio ambiente)
Atualizado em 01/12/2022
person Ellen Cristina Pereira
Metodologia STEAM: Ao longo do ano de 2022 a turma do 6ºano da Escola Projeto Lápis de Cor, desenvolveu o projeto Evolução da Tecnologia. O objetivo da turma era produzir a linha do tempo da evolução tecnológica, reconhecer a importância da tecnologia para o modo de vida humano e também dialogar sobre os impactos dessa evolução em nosso meio ambiente, produzindo um mapa conceitual dos prós e contras. Utilizamos a temática do filme Wall-e para trazer a problemática do acúmulo de lixo que o consumismo exagerado trás e os impactos desastrosos que isso proporciona ao nosso meio ambiente e ao
Pinheiros de Natal com revistas!
Atualizado em 01/12/2022
person Gabriel Marchiori
Já se preparando para o Natal, o 3° ano B confeccionou pinheiros com revistas e os enfeitou com diferentes materiais! Os pinheiros estão em exposição no saguão da escola! 🎄✨🎅🏼
Confecção de um Kabuletê pelo 3º ano B!
Atualizado em 01/12/2022
person Gabriel Marchiori
O kabuletê é um instrumento de percussão. Ele foi trazido para o Brasil pelos escravos africanos, que tocavam o instrumento toda vez que precisavam entrar na mata, para espantar os animais selvagens. Para tocá-lo, é necessário girar a vareta, orquestrando as batidas dos utensílios pendurados em ambos os lados, de acordo com o ritmo musical, para assim extrair o melhor som possível. Os alunos se divertiram muito!