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Vamos celebrar o Dia do Mão na Massa!

O Dia do Mão na Massa é comemorado anualmente no dia 15 de setembro

Professores e estudantes são incentivados a trabalharem juntos em atividades que estimulem a autoria, a construção e a liberdade criativa, de forma remota ou presencial, na sala de aula, em outros locais da escola ou em ambientes não formais de educação.

A data foi instituída em 2021 como uma forma de celebrar e lembrar a todos da importância da Aprendizagem Criativa, porém as atividades que integram a campanha podem ser realizadas em qualquer dia do ano.

O primeiro passo para se juntar a este movimento é saber o que é uma atividade mão na massa.

Acesse nosso e-book para entender como música, poesia, cordel e teatro também podem ser atividades mão na massa!  

Ações em 2024!

Ações em 2024!

 Este ano o foco será Mão na Massa com Tecnologias.

Como integrar a tecnologia na nossa prática de ensinar e de aprender e usá-la para expressar e materializar as nossas ideias.

Vamos explorar atividades mão na massa, aliando tecnologias e aprendizagem criativa, como, por exemplo, inteligência artificial, robótica criativa, paper circuit e a computação criativa (Octostudio e Scratch).

Experimentou algum recurso novo? Não deixe de cadastrar sua experiência ou a experiência com seus alunos no Mural!

Inspire-se com algumas experiências compartilhadas pela comunidade!

SCRATCH DAY com o livro: Da minha Janela
Atualizado em 24/06/2024
person Gizele Aparecida Gonçalves, Educação Integral_SMED RIBEIRÃO DAS NEVES
No dia do Scraty Day com o tema "O livro da Minha Janela", os alunos participaram de uma atividade ao ar livre envolvendo fotografia. Eles foram incentivados a explorar a criatividade por meio das lentes de suas câmaras, capturando imagens inspiradoras e significativas relacionadas ao que viam de suas janelas ao redor da escola. Durante a atividade, os alunos puderam expressar sua visão única do mundo ao seu redor, compartilhando perspectivas pessoais e emocionais por meio das fotografias tiradas. Cada imagem capturou um momento especial, uma cena do cotidiano ou um detalhe que chamou atenção
ROBÓTICA, CRIATIVA, DIVERTIDA E INCLUSIVA
Atualizado em 18/09/2022
person Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol
Atividade de Robótica associada a concepção e construção de robôs e carrinhos de forma divertida e prazerosa para alunos com autismo. Onde o contato com os materiais (mecanismos automáticos, engrenagens, circuitos, pilhas, parafusos e outros) permitem ampliar uma descoberta de possibilidades e significações. Proposta de aprendizagem que estimula: - Raciocínio logico; - A coordenação principalmente a fina, -Lateralidade; - Capacidade de organização; - Criatividade e soluções para situações diversas. Exercício para aperfeiçoar habilidades de encaixar e rosquear. É sensorial, pois ao rosquear
Construindo Música Maker com Micro:Bit
Atualizado em 02/02/2024
person Denilson Silva (JAMAL)
A Cultura Maker estimula o desenvolvimento de diversas habilidades e competências, pois incentiva a imaginação, a invenção e a recriação. O Maker exercita a colaboração, a investigação e o reconhecimento de problemas do mundo real. A proposta foi desafiar os alunos na construção de instrumentos musicais, a partir de materiais não estruturados e equipados posteriormente com circuitos eletrônicos feitos com papel alumínio e fios condutores para seu funcionamento. Na conclusão do projeto, os alunos puderam apresentar suas criações para toda comunidade escolar, e também para seus familiares
Da Minha Janela com Greg Maker
Atualizado em 21/05/2024
person Katia Luiza Monteiro, Marivânia José da Silva
Os estudantes gravaram suas visões com base nos questionamentos: “O que você vê da sua janela?” “O que você gostaria de ver se tivesse uma janela mágica?” “O que você ver da sua janela para o futuro?” Utilizando o Greg Maker, com programação no Scratch, ao abrir janelas construídas de papelão, os áudios eram reproduzidos.

Relembre como foi o Dia do Mão na Massa em 2023

Confira o webinário idealizado e organizado por articuladores da comunidade da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, que inspirou as ações do ano passado.