Olá pessoal, tudo bem? 😊

Muito bom nos encontrarmos por aqui!

Vamos começar uma conversa super bacana sobre levarmos a aprendizagem criativa para a escola?

🔵 Quais caminhos queremos abrir e explorar para fazer aulas mais significativas, colaborativas e inclusivas para os nossos estudantes?

🔵 Como imaginamos a nossa escola mais criativa?

Se apresente, descreva a sua escola mais criativa, compartilhe o projeto que você criou durante a oficina, as ideias que surgiram durante as discussões no seu grupo e vamos juntos construir a educação que acreditamos!!!!

Abraços,

Equipe RBAC

 

11 Comentários

Boa tarde,

Sou Karlinha de São Luís do Maranhão, da Ilha do amor. 

Imagino, nossa escola mais criativa  com: acolhimento, alegria, cores, sons e cheiros, com planejamento leituras de mundo e no mundo, exposição do pensar, criação individual e coletiva, uso de várias formas de expressão estímulo à escrita e à leitura movimento curiosidade registros, reflexões, boas conversas, envolvimento e aprendizado constante, sem medo de participar, errar, aprender e se divertir com as aprendizagens. Uma escola feita de gente, para gente, com a gente.

Bom, eu imagino uma escola criativa com espaço amplo para criar e trabalhar de forma colaborativa. De preferência com uma horta e muito verde para sensibilizar todos que fazem parte da escola para a importância de preservar o nosso meio ambiente. Mas são as pessoas que nas suas relações acolhem uns aos outros. Precisamos cuidar das pessoas, cuidar dos nossos professores que são espelho para os nossos estudantes.

Dessa forma, numa atmosfera harmoniosa, acredito que podemos trabalhar de forma significativa e inclusiva!

A Escola Criativa é um lugar de acolhimento,de criação,de compartilhamento,onde o aluno consegue desenvolver a sua criatividade, despertar a sua curiosidade e ir em busca do seu conhecimento. Uma escola que dê asas,que amplie horizontes,que seja inclusiva e não excludente.Que respeite e acolha as diferenças e celebre a diversidade!

A Escola Criativa é como uma fábrica de sonhos, que contribui para o crescimento do estudante como protagonista da intervenção e transformação de nossa realidade. Além de ensiná-los a sonhar o incetiva a "correr" atrás da realização dos seus sonhos e materializar suas ideis. Nesse sentido, essa escola deve ser afetiva, divertida e promover uma escuta sensível entre seus pares em uma perspectiva de cooprodução do conhecimento, de forma a envolver todos os atore.
 

A experimentação de momentos de criação,  deve acontecer com todos que convivem no espaço escolar, para que faça sentido. A escuta também é relevante! A troca de saberes proporciona a ampliação do olhar de todos...acredito que estes sejam os primeiros passos para tornar a escola mais criativa.

Boa noite!

Imagino uma escola na qual o aluno seja ouvido dentro das suas expectativas e necessidades e que através das atividades práticas e reflexivas levem à uma aprendizagem mais efetiva e principalmente, ao interesse pelo aprender e pelo buscar o conhecimento por meio de pesquisas e experiências.

VAMOS ESCUTAR !

Um engenheiro me pergunta: O que você sabe de engenharia? Eu digo: Nada, mas de pedagogia eu sei! Vamos trocar uma ideia? Uma escola precisa ser construída nos escutando também, não!? …🥰  senão teremos mais escolas no modelo presídio 😩 

Por mais escuta da comunidade escolar no momento de definições estruturais e arquitetônicas. 

 

#fica a dica para as redes públicas

warning Reportar conteúdo