language

Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa visita o Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais

Por Marco Túlio e Daniela Lyra

[Núcleo Brasília da RBAC]


No dia 28 de junho, aconteceu o 2º encontro de 2024 do Clube Criativo do Núcleo DF da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), no Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais em Brasília. O objetivo do encontro foi apresentar o Instituto para educadores da cidade, compartilhar propostas, ideias e refletir sobre as possibilidades de uso da Inteligência Artificial (IA) e da Aprendizagem Criativa (AC) na educação básica.

 

Educadores visitando os laboratórios do Instituto SESI SENAI.

Educadores visitando os laboratórios do Instituto SESI SENAI.

O encontro teve dois momentos. No primeiro, o especialista do Departamento Nacional do SENAI Lucas Sousa, apresentou a NAV, a frente de inovação aberta do Instituto SESI SENAI. A NAV tem como propósito empoderar startups, empreendedores e educadores, a fim de promover o desenvolvimento de tecnologias que potencializem a educação, promovendo um aprendizado inclusivo, acessível e de alta qualidade para todos. O espaço conta com infraestrutura para atender os estágios de desenvolvimento das startups, oferecendo área de coworking, laboratórios modernos e locais para reuniões, apoiando desde a ideação e prototipagem (MVP) até a fabricação do produto final. Lucas também explicou as formas de ingresso na NAV, destacando os programas abertos ao público que visam apoiar o desenvolvimento desses negócios.

 

 

 

 

Lucas Sousa (SENAI-DN)  e Juliana Duarte (SESI-DN)

Auditório do Instituto SESI SENAI.


No segundo momento, orientados pela especialista do Departamento Nacional do SESI Juliana Duarte, os participantes puderam conhecer o espaço do Centro SESI de Formação em Educação, responsável pela formação continuada de mais de 450 profissionais da Rede SESI de Educação por semestre. No encontro, o time do Núcleo RBAC de Brasília, ajudou a  facilitar uma dinâmica que fomentou trocas de experiências sobre o uso de soluções de IA generativa no contexto educacional e reflexões sobre como empregar a IA de acordo com os 4 Ps da AC: projetos, parcerias, paixão e pensar brincando.

Centro SESI de Formação em Educação


A experiência, desenhada por Juliana Duarte e fundamentada nos princípios do construcionismo, permitiu que os participantes aplicassem seus conhecimentos prévios e aprofundassem sua compreensão por meio da colaboração e discussão. Daniela Lyra, fellow RBAC 2019, especialista em tecnologia educacional e articuladora voluntária da RBAC, compartilhou alguns tipos de prompts de arranque,que foram utilizados durante o encontro: uns mais estruturados, para plataformas como Gemini e ChatGPT, e outros com formatos mais conversacionais para Perplexity ou Consensus. Um dos pontos altos do encontro foi exatamente o entusiasmo dos participantes com o uso do Perplexity, ao descobrirem que a ferramenta usa fontes acadêmicas como “dados de treinamento” para geração de suas interações. Um dos professores chegou à conclusão significativa de que “utilizar IA na educação é menos sobre a tecnologia em si e mais sobre as perguntas que formulamos”. Este insight ressalta a importância de pensar criticamente e de forma criativa para integrar novas tecnologias ao ambiente educacional.

 

1 Comentários

Muito legal saber desse encontro por aqui! Diálogos como esse, com o SESI, podem ser uma excelente insparação para outros encontros com os núcleos por todo o Brasil! Com o SESI ou outras iniciativas locais! Parabéns, pessoal! 

warning Reportar conteúdo