FOGUETE DE PAPEL
Atualizado em 23/09/2022
person Joana D´arc Manente Capareli
Fizemos uma proposta de confecção de foguetes de papel. Dentro do projeto que estamos desenvolvendo "Intercâmbio Criativo", a nossa turma, 3°D, convidou a sala do 5° ano para confeccionar foguetes de papel. Utilizamos um cano de PVC e uma folha de papel. Foi incrível!
Minhas emoções
Atualizado em 19/09/2022
person ROBERTA TAFFARELLO
Atividade realizada com os estudantes do EJA na escola municipal Integração no município de Vinhedo. A partir da leitura de um livro sobre emoções, os estudantes foram convidados a imaginar e criar as suas próprias emoções utilizando materiais não estruturados. Eles deram um show de criatividade e sensibilidade. Atividade realizada em parceria com a articuladora do Núcleo da RMC, Sandra Elias.
Dado da Gentileza
Atualizado em 12/09/2022
person ROBERTA TAFFARELLO, Clara Mariana Baltazar Bernardino
Na semana do Scratch, realizamos várias oficinas em parceria com as escolas que fazem parte do Programa Escolas Criativas. Para as turmas de 1º e 2ºanos resolvemos remixar essa atividade, trazendo a temática "ondas de gentileza" com uma proposta desplugada. Acrescentamos um dado de história envolvendo o gatinho do Scratch. As turmas foram organizadas em duplas e trios e precisavam jogar o dado para sortear uma situação vivida pelo gatinho. A partir do sorteio, os grupos criavam a história usando os blocos impressos, desenhavam também a cena e criavam seus personagens e cenários. Posteriormente
CEFORMI em: Mostra interativa FIC São Paulo 2022
Atualizado em 12/09/2022
person ROBERTA TAFFARELLO
Que tal trabalhar com os estudantes sobre conceitos de ciências, matemática e física de uma maneira divertida, mão na massa e significativa? É possível fazer tudo isso com a criação de foguetes, construídos pelos alunos e depois lançar o próprio foguete! A partir dessa experiência os estudantes estarão vivenciando na prática conceitos relacionados a: gravidade, aerodinâmica, astronomia, trajetória do foguete e astronáutica. E nessa história toda de foguete, astronomia e lançamento, também temos o dado do Scratch. Essa foi uma proposta de atividade desplugada que fizemos aqui com os estudantes
INTERCÂMBIO SÃO LUÍS-MA & VINHEDO-SP/ OFICINA HISTÓRIA DE IMPROVISO EM VINHEDO-SP
Atualizado em 31/08/2022
person Karla Fabianne Costa de Carvalho Melo, Sandreliza Pereira Mota
Representantes do Núcleo Maranhão do Clube Criativo da RBAC e formadoras Mestre das Escolas Criativas de SLZ- realizaram a oficina História de Improviso com os membros do Núcleo Vinhedo do Clube Criativo da RBAC, no CEFORMI . Uma ação de intercâmbio, troca de aprendizagens e socializações de ações desenvolvidas no processo formativo realizado nas Escolas Criativas de São Luís, junto aos professores com atividades da abordagem da aprendizagem criativa , com a perspectiva de estreitar laços e construir Comunidades Criativas.