Contribuições - Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão das Neves

edit_note
silvia Regina de Souza Cruz Almeida compartilhou a experiência Maio Laranja- Proteja Nossas Crianças no Mural.
Às 14h12 do dia 18/05/2024
Maio Laranja- Proteja Nossas Crianças
Atualizado em 18/05/2024
person silvia Regina de Souza Cruz Almeida, PATRÍCIA DA CONCEIÇÃO DINIZ
Maio Laranja- Momento importante de trabalhar de com nossas crianças, questões importantes, como o respeito ao próprio corpo, abuso infantil. Muitas atividades foram desenvolvidas . Vídeos, contacão de histórias , roda de conversas, atividades xerocadas.Semana de grande Importância de conscientização das nossas crianças .
edit_note
silvia Regina de Souza Cruz Almeida compartilhou a experiência História: O Leão e o ratinho - Sequência didática. no Mural.
Às 21h39 do dia 17/05/2024
História: O Leão e o ratinho - Sequência didática.
Atualizado em 17/05/2024
person silvia Regina de Souza Cruz Almeida, PATRÍCIA DA CONCEIÇÃO DINIZ
Uma semana de muita aprendizagem para os alunos do 2 período 2 da Educação Infantil . Trabalhando a sequência didática, com contação de história, leitura, vídeos e pinturas. Valorizando a imaginação, a criatividade e a expressão artísticas de nossas crianças. Desenvolvendo a aprendizagem de forma criativa.
edit_note
silvia Regina de Souza Cruz Almeida compartilhou a experiência Os Povos Originários-Moradia no Mural.
Às 20h55 do dia 17/05/2024
Os Povos Originários-Moradia
Atualizado em 17/05/2024
person silvia Regina de Souza Cruz Almeida, SILÉSIA DOS SANTOS
Uma semana de aprendizagem e criatividade em sala de aula. Com aulas trabalhando a cultura dos povos originários do Brasil.Relacionar os tipos de moradias nos dias hoje com as moradias do passado.Percebendo que na atualidade nem os indígenas já não utilizam os mesmos tipos de moradias que antes. Levar os alunos a fazerem uma reflexão sobre as transformações que ocorreram durante o tempo, e as consequências que os povos indígenas sofreram com a chegada dos portugueses. *Varios recursos foram utilizados para apresentação e desenvolvimento do tema pesquisas, apresentações de vídeos em sala de
edit_note
Erica Almeida Costa Nunes compartilhou a experiência CAÇA AO TESOURO DOCE - E M DO BAIRRO VALE DA PRATA no Mural.
Às 16h37 do dia 17/05/2024
CAÇA AO TESOURO DOCE - E M DO BAIRRO VALE DA PRATA
Atualizado em 17/05/2024
person Erica Almeida Costa Nunes, Claudia de Freitas Soares,...
Na educação infantil, a criança desenvolve habilidades e aprendizado e interação social. Os alunos realizaram as tarefas de localização e identificação de pistas no pátio da escola. Foram direcionados através de charadas, perguntas, identificação de objetos por tamanho, cores, dentro, fora e etc. Além disso, foram usadas atividades lúdicas para incentivar a comunicação e o trabalho em equipe.
edit_note
silvia Regina de Souza Cruz Almeida compartilhou a experiência Os Povos Originários do Brasil- Moradia no Mural.
Às 15h31 do dia 17/05/2024
Os Povos Originários do Brasil- Moradia
Atualizado em 17/05/2024
person silvia Regina de Souza Cruz Almeida, SILÉSIA DOS SANTOS
Trabalhar em sala de aula a cultura dos povos originários. Os tipos de moradia. Relacionar os tipos de moradia nos dias de hoje. Hoje em dia nem todos os índios usam esse tipo de moradia como os de antes. Refletir sobre as transformações que ocorreram durante o tempo. As consequências que os povos indígenas sofreram com a chegada dos Portugueses. * Vários recursos foram utilizados, leitura de textos e vídeos foram passados para o desenvolvimento do tema.
edit_note
Erica Almeida Costa Nunes compartilhou a experiência Educação Física - Obstáculos, resistência, flexibilidade, raciocino e força - EM DO BAIRRO VALE DA PRATA no Mural.
Às 16h45 do dia 16/05/2024
Educação Física - Obstáculos, resistência, flexibilidade, raciocino e força - EM DO BAIRRO VALE DA PRATA
Atualizado em 16/05/2024
person Erica Almeida Costa Nunes, Claudia de Freitas Soares,...
A Educação Física deve estar presente também na Educação Infantil, participando no desenvolvimento cognitivo e motor, com brincadeiras que acompanhem cada etapa dos estudantes, explorando todo o corpo, imaginação e proporcionando a socialização das crianças de forma que tenham seu desenvolvimento por completo. Identificar as capacidades físicas: força, velocidade, resistência e flexibilidade nas atividades da vida cotidiana. Reconhecer cada um dos conceitos referentes às capacidades físicas vivenciadas.
edit_note
Valdete Luiza Maria de Souza compartilhou a experiência teatro "DIGA NÃO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER" no Mural.
Às 15h52 do dia 15/05/2024
teatro "DIGA NÃO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER"
Atualizado em 15/05/2024
person Valdete Luiza Maria de Souza
Os alunos do 2º ano se prepararam para essa apresentação onde acontece a cena e um representante descreve qual violência é e no final, todos conscientizam as mulheres para, em caso de estarem vivendo a mesma situação, procurarem os órgãos competentes. foi necessário muita concentração , estudo, ensaios e desenvoltura para se expressarem diante do público. foi apresentado no dia 10/05/24, juntamente com as demais apresentações do dia das mães. Esse Projeto ( TEATRO NA ESCOLA) terá continuidade durante todo o ano letivo.
edit_note
Valdete Luiza Maria de Souza compartilhou a experiência Projeto " A ILHA DOS MEUS SONHOS " no Mural.
Às 15h15 do dia 15/05/2024
Projeto " A ILHA DOS MEUS SONHOS "
Atualizado em 15/05/2024
person Valdete Luiza Maria de Souza, Educação Integral_SMED RIBEIRÃO DAS NEVES
A ILHA DOS MEUS SONHOS partiu da necessidade de utilização de um espaço em frente a escola, onde, através do envolvimento de todos ( comunidade escolar e alunos), juntamente com a participação do poder legislativo na pessoa do vereador Renato Diretor e secretarias de Meio Ambiente e do Trânsito, será otimizado e construído uma rotatória que além de trazer segurança ,será construído uma ilha cuja intenção é de um local de concentração e estudo para os alunos, além da sala de aula . Após aprovação dos órgãos competentes e estrutura pronta, nossos alunos irão iniciar o projeto com a confecção do
group_add
Às 15h28 do dia 14/05/2024
edit_note
Dilma Helena Cordeiro Gomes compartilhou a experiência Letra Inicial do nome no Mural.
Às 10h48 do dia 14/05/2024
Letra Inicial do nome
Atualizado em 14/05/2024
person Dilma Helena Cordeiro Gomes, .Nicole Teodoro da Silva Moreira
Os alunos do maternal 2 das professoras Diamélia e Jovina se deliciaram com uma atividade, envolvendo as famílias. A atividade desenvolvida foi a decoração criativa da letra incial dos nomes dos alunos, com os objetivos: * Reconhecimento e valorização de si mesmo; * Linhuagem oral e identificação nominal (nome próprio e nome de outras pessoas); *Noção e direcionamento da escrita, utilização de cores e texturas; * Movimentos corporaise expressão gestual; * Destreza espacial... A culminância foi realizada através de um desfiledas crianças para apreciação de todos os alunos da escola.
warning Reportar conteúdo