A Espiral da Aprendizagem Criativa

Você vê o processo de aprendizagem de forma linear, em que partimos de A e chegamos em B sem qualquer desvio de rota (A → B), ou como um processo mais errático, que se parece mais como um emaranhado (🌀), em que há muitos começos e finalizações, muita frustração e erros, mas também muitos sucessos?

Na Aprendizagem Criativa o processo de aprendizagem é mais parecido com essa segunda situação, ou seja, ele não acontece de forma linear, mas segue uma espiral, que chamamos de Espiral da Aprendizagem Criativa. Ela é o motor que impulsiona o processo criativo e a aprendizagem.

Seguindo essa espiral, criamos experiências nas quais convidamos os estudantes a imaginar o contexto de sua criação, a criar um projeto, a brincar com materiais e ideias nesse processo, a compartilhar suas invenções e a refletir sobre como e o que aprenderam, voltando a imaginar novamente.

A espiral não precisa seguir essa sequência. Podemos modificá-la conforme vamos avançando com a aula ou projeto. Ainda assim, é essencial que a exploração venha antes da explicação. Que tal você explorar o artigo a seguir, da pesquisadora Natalie Rusk sobre esse assunto?

 

A exploração antes da explicação faz sentido para você enquanto educador?

Convidamos você a assistir à animação a seguir sobre a Espiral da Aprendizagem Criativa. Depois, compartilhe suas reflexões conosco neste grupo de Toró de Reflexões! :)