Escolas criativas logo

 

O Programa Escolas Criativas é uma iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, que conta com o apoio da Fundação Lemann e da Fundação LEGO, para incentivar a adoção sustentável de práticas mais criativas, mão na massa e relevantes para os alunos em escolas públicas do Brasil.

Slide
Escolas image

Sobre a RBAC

Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) é um movimento de educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, alunos e organizações que promovem práticas educacionais mais mão na massa, criativas e relevantes para  crianças e jovens de todo o país.  Por meio de festivais, oficinas, programas de fellowships, encontros regionais, recursos pedagógicos e discussões online, a RBAC provê um ambiente propício para a criação e a vivência da aprendizagem criativa de forma relevante e sustentável nas diferentes regiões do Brasil desde 2015.

Tech and Play

A iniciativa Tech and Play da Fundação LEGO conecta organizações que estão impulsionando o brincar como prática aliada à tecnologia nas salas de aula ao redor do mundo. A iniciativa busca soluções que inspirem a expressão criativa de crianças em uma ampla gama de especialidades, que vão da computação criativa ao tinkering e à robótica. O objetivo é fazer com que o learning through play with technology (aprendizagem pelo brincar com tecnologia) seja mais acessível para professores e alunos. É a partir dessa iniciativa que se dá a parceria entre a Fundação LEGO e a RBAC.

Rede de Ensino participantes

Perguntas frequentes

Como participar do programa Escolas Criativas?
A participação no programa Escolas Criativas é por meio da inscrição de redes públicas de ensino, estaduais ou municipais, nos editais divulgados a cada ciclo pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Caso a sua rede tenha interesse em participar, o primeiro passo é preencher este formulário e participar do Grupo de Estudo e Trabalho da Adoção Sistêmica da RBAC, um grupo de representantes de secretarias de ensino focado em desenvolver um guia de políticas públicas de aprendizagem criativa.
O programa prevê o uso de materiais LEGO ou LEGO Education nas escolas?
A Fundação LEGO é uma organização independente do Grupo LEGO e o trabalho desenvolvido nas escolas não necessariamente utilizará produtor da marca em suas atividades. Um dos objetivos do programa é desenvolver o potencial das redes de ensino com materiais simples e acessíveis, considerando a realidade das escolas brasileiras.
As Secretarias de Ensino participantes terão de arcar com algum custo ao participar do programa?
A RBAC disponibilizará alguns materiais como exemplos, para iniciar o projeto em sala de aula. Sim, esperamos que as Redes de Ensino como contrapartida e conforme o projeto vá crescendo dentro das escolas, invistam em estrutura e recursos para as escolas participantes e garantam espaços destinados ao projeto.

Em parceria, avaliamos o que já existe e se é possível agregar, adaptar ou prever o repasse de verba para adquirir certos materiais com potencial de serem ajustados. No entanto, nada será determinado, e, sim, definido em conjunto.