Diretrizes da Comunidade

Nos ajude a manter o ambiente amigável

Toda a comunidade da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa pode ajudar a monitorar o conteúdo das atividades, comentários e postagens. Em todas as páginas você verá o botão “reportar”. Clicando nele, será possível indicar um conteúdo que não seja legal, que não respeite as outras pessoas, que seja violento ou que você considere que não deveria estar em nosso Portal. 

É sempre importante lembrar que, apesar da RBAC não ser ligada a nenhum partido, a educação é um ato político. Nós prezamos pela liberdade de expressão, valorizamos a democracia, os direitos humanos e repudiamos publicações que manifestem apoio, façam referência ou incitem discursos de ódio ou antidemocráticos. 

Fique atento ao conteúdo que você publica nos grupos, comunidades e atividades. Para mantermos um ambiente confiável na comunidade é fundamental que sejam compartilhadas apenas notícias e informações de fontes confiáveis e tenham a sua veracidade confirmada. 

Qualquer conteúdo que não estiver em conformidade com os princípios descritos nas Diretrizes da Comunidade será analisado pelos administradores do Portal e, se for necessário, será imediatamente removido. O autor será notificado e poderá até mesmo ser banido. 

 

Somos todos responsáveis por acolher os novos membros

Incentivamos o contato próximo e amigável entre todos os membros. Viu uma nova pessoa chegar ao seu grupo? Dê boa vindas, se apresente e peça para ela se apresentar também. 

Sempre que puder, responda às dúvidas e comentários ou indique alguém ou algum material que possa ajudar a resolver a questão. Lembre-se de ser amigável e respeitoso ao comentar atividades e trabalhos dos outros membros, faça comentários e críticas construtivas. É assim que proporcionamos um ambiente colaborativo para todos e ainda criamos conexões entre as pessoas da nossa comunidade. 

 

Acolhemos e respeitamos a diversidade

A Rede Brasileira de Aprendizagem criativa acolhe e respeita pessoas de todas as idades, raças, etnias, religiões, competências, orientações sexuais e identidades de gênero. 

Todas as publicações realizadas pelos membros na Galeria de Atividades ou nas discussões da comunidade precisam estar alinhadas aos valores de respeito a todas as questões e opiniões étnico raciais, religiosas, democráticas, de gênero e sexualidade de toda e qualquer pessoa. Saiba que os comentários e reflexões estarão públicos e serão vistos por educadores, pais, gestores, empreendedores e muitas outras pessoas interessadas em educação. 

A comunidade também será responsável pelo monitoramento do conteúdo e poderá reportar qualquer conteúdo não apropriado à administração, que poderá a qualquer momento remover a publicação e até mesmo banir o usuário responsável por ela.

 

Encorajamos o compartilhamento e trabalhamos em pares 

Todo o conteúdo disponível neste portal poderá ser aplicado, replicado, remixado e compartilhado, mas é importante dar crédito aos autores originais, sejam eles pessoas ou organizações. 

As atividades disponíveis na Galeria de Atividades da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa estão publicados sob licença Commons BY-SA, que  permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos. Saiba mais sobre os Creative Commons AQUI

 

Falamos de educação e Aprendizagem Criativa 

Os grupos da RBAC falam de educação, especialmente sobre temas que se relacionam ou impactam a adoção da aprendizagem criativa. Entendemos que a comunidade escolar está relacionada a diversos assuntos, mas é importante termos foco para que toda discussão criada neste portal esteja relacionada à práticas, conteúdos, situações, referências e notícias pertinentes à educação. 

Os temas discutidos representam a opinião de quem os publica e publicações não relacionadas ao tema educação podem ser reportadas por membros e retiradas pela administração do Portal.