Fotos inspiradoras
Existem várias formas de contarmos nossas histórias, que tal escrevermos nossa história e contarmos por meio de blocos condicionais? Vamos nessa?


O objetivo é exercitar os pilares de decomposição, reconhecimento de padrão e algoritmos através da definição de projetos autorais na composição de cenários, personagens, histórias e brincadeiras que podem ser utilizadas em diferentes situações e formatos.
Crie suas histórias em bloco, cenários, personagens ou outra coisa que você gostar.
person
ellen Regina R Barbosa, elaine Silva Rocha Sobreira, Rede Brasileira De Aprendizagem Criativa
alarm_on
4 aula(s) de 50min
Atualizado em
01/04/2022 às 13h36min
Público-alvo
Ensino fundamental I (6 a 10 anos)
Ensino fundamental II (11 a 14 anos)
Áreas do conhecimento
Artes visuais e performáticas
Conhecimentos gerais
Saberes e competências
Argumentação
Comunicação
Cultura geral
Empatia e cooperação
Ensino e aprendizagem
Pensamento científico, crítico e criativo
Não depende do uso do computador, nem de dispositivos específicos
Copyright© 2021 por Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
Atividade cadastrada sob licença tipo CC BY-SA
Submetido por
Fotos inspiradoras

34 Comentários

Muito bom! Parabéns!!!

Excelente ideia para iniciar o processo do Scratch e seus fundamentos, bem como, nas realidades em que não há internet disponível.

Essa atividade é muito bacana, mesmo para que tem acesso ao Scratch digital. Construir a história brincando com os blocos na mão traz uma compreensão mais concreta da atividade de programação. O clube Curitiba aplicou este encaminhamento numa oficina e foi muito bacana ver a construção das professoras envolvidas. Vou compartilhar com vocês minha apresentação através dos blocos impressos:

https://www.instagram.com/p/Ccy5EO2pLfm/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Gostei muito da atividade!!! Vou fazer com meus alunos do Novo Ensino Médio na disciplina de Pensamento Computacional. Muito obrigada pela sugestão!

Oi Celia, Tudo bem?
Na ficha dos blocos, tem um espaço especial chamado: "Se for preciso, crie seu bloco - Desenhe a ação que deseja e personalize com cores que mais gosta!". Ai tem até os modelos em branco para ajudar nesse processo, e você pode criar os bloquinhos que forem necessários. Espero que essa dica te ajude. Depois compartilha como foi para irmos reconstruindo juntas essa atividade!