Pense em uma atividade/aula na qual você iniciou pela explicação. Como ela ficaria se você começasse pela exploração?

Convite aberto à todos para revisitarmos nossas práticas e exercitarmos a inversão considerando os princípios da abordagem "Aprendizagem Criativa".

Quem começa?

5 Comentários

Começar pela exploração, permite que o estudante expresse e compartilhe o que já sabe. A partir dessa abordagem, o professor já terá um norte, isto é, partir daquilo que a criança já sabe e ir além! Isso possibilita despertar a curiosidade e consequentemente a aprendizagem, pois o estudante se sentirá parte do processo educativo!

A educação infantil é um período propício para que as crianças desenvolvam sua capacidade de imaginação e curiosidade. nessa fase o trabalho pela exploração é de suma importãncia, sem esse fator não há êxito em  nossos objetivos enquanto educadores. Na obra de Mitchel Resnick ele descreve em "Jardim de infancia para a vida toda" Começar pela exploração e permitir que o aluno explore com seus conhecimentos prévios o assunto que será trabalhado. dessa forma teremos uma aprendizagem criativa e relevante para todos. em sua obra Mitchel discursa sobre o porquê dos alunos simplesmente pararem de usar a criatividade como  acontecia

A educação infantil é um período propício para que as crianças desenvolvam sua capacidade de imaginação e curiosidade. nessa fase o trabalho pela exploração é de suma importãncia, sem esse fator não há êxito em  nossos objetivos enquanto educadores. Na obra de Mitchel Resnick ele descreve em "Jardim de infancia para a vida toda" Começar pela exploração e permitir que o aluno explore com seus conhecimentos prévios o assunto que será trabalhado. dessa forma teremos uma aprendizagem criativa e relevante para todos. em sua obra Mitchel discursa sobre o porquê dos alunos simplesmente pararem de usar a criatividade como  acontecia na educação infantil. Começar pela exploraçao não só desperta a atenção e curiosidade do aluno, como também abre caminhos para que o professor possa nortear seu trabalho, facilitando tanto para ele quanto para o aluno.

  Começando pela exploração, podemos ter uma percepção maior das habilidades que os alunos possuem referente a disciplina X. De contraponto não conseguimos explorar os alunos se tais atividades forem novidades pra eles, sendo assim necessário uma explicação prévia para os mesmos. Porém não descartamos uma avaliação diagnóstica do conhecimento que o aluno tem dessas novas atividades, mesmo sendo inéditas em seu conhecimento, o mesmo pode tentar elucidar o pensamento dele sobre a mesma para que se tenha um parâmetro do seu modo de pensar. 

  Boa tarde Leo. Com certeza despertaria sim curiosidade sim, isso faria com que o mesmo fosse em busca da explicação dessa curiosidade, tratando de forma parecida como uma sala de aula invertida. Onde os professores pedem a exploração e no resultado final o aluno vem com a explicação. Seria um método pedagógico bem incentivador. 

warning Reportar conteúdo