language

Chamada de trabalhos CBAC 2023

 

 


 

CHAMADA DE TRABALHOS 

Depois de dois anos sem reunir nossa comunidade, é com muita alegria que a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei abrem a chamada de trabalhos para a 3ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa - CBAC 2023 a ser realizada presencialmente em São João del-Rei, MG. Convidamos professores, gestores, pesquisadores, artistas, empreendedores, estudantes, e demais pessoas com experiência em aprendizagem criativa a submeterem trabalhos. 

Com o tema principal, "Saberes a Compartilhar, Caminhos a Trilhar", o objetivo é compartilhar os trabalhos que têm desenvolvido durante os últimos anos, mostrar suas conquistas, relatar os desafios encontrados, e identificar novas possibilidades.  De uma forma geral, a equipe de seleção da CBAC prioriza trabalhos já testados em ambientes educacionais, criativos ou que possam ser aplicados em escolas públicas.

A CBAC - 2023 abre oportunidade para explorar uma série de temáticas cuja relação está listada abaixo. As temáticas podem ser abordadas por meio de  quatro modalidades de participação: Apresentação Oral, Poster, Oficina e Mostra Interativa.  

​​
MODALIDADES

Apresentação oral
Apresente oralmente e discuta sobre seu trabalho com pessoas que estão trabalhando com um tema semelhante ao seu. A troca de experiência é uma excelente oportunidade para divulgar e conhecer o trabalho de outros educadores que estão usando aprendizagem criativa no Brasil. 
 
Poster
O poster é um formato que permite uma interação maior entre pessoas com interesses em comum. Resuma seu trabalho em um formato visual bem convidativo que atraia os curiosos para uma conversa mais aprofundada.
 
Oficina
Você desenvolveu e testou alguma atividade com intencionalidade bem definida que gostaria de compartilhar com a nossa comunidade?  Traga sua experiência para a CBAC- 2023. O que seus participantes vão criar por meio da oficina? 

Mostra Interativa
A mostra interativa acontece como uma grande feira, onde os autores irão levar uma experiência mão na massa para os participantes da CBAC. Incentivamos a participação das crianças e jovens estudantes envolvidos no trabalho como apresentadores na conferência.


EIXOS TEMÁTICOS:
Cada modalidade aceita trabalhos nos temas abaixo. Para classificar sua submissão, você pode marcar até 3 temáticas relacionadas ao seu trabalho. 

Temática

Descrição

Desenvolvimento profissional de professores para a Aprendizagem Criativa

Atividades formativas para professores, imersões, desenho de atividades de aprendizagem criativa, capacitação em facilitação.

Integração curricular e a Aprendizagem Criativa na Sala de Aula

Atividades de Aprendizagem Criativa que tragam componentes curriculares, habilidades específicas e gerais da BNCC e integração com a sala de aula.

Aprendizagem Criativa na escola

Atividades de Aprendizagem Criativa na escola em ambientes fora da sala de aula, no contraturno, em clubes criativos ou atividades extracurriculares.

Desenvolvimento de políticas para a apropriação da Aprendizagem Criativa em redes de ensino

Discussões, ações, desafios e casos de sucesso da adoção da aprendizagem criativa nas redes de ensino

Aprendizagem Criativa na prática

Estudos de casos do uso da Aprendizagem Criativa em ações práticas nos mais diversos ambientes e para diferentes públicos alvo.

Aprendizagem Criativa em ambientes não convencionais, comunidades e famílias

Trabalhos envolvendo a Aprendizagem Criativa em quaisquer ambientes que não seja a escola ou atividades que incluam a família.

Utilização de materiais acessíveis e sustentáveis na Aprendizagem Criativa

Atividades de Aprendizagem Criativa que tenham a sustentabilidade como foco, usando materiais alternativos e de fácil acesso. 

Papel da tecnologia, novas tendências, desafios e oportunidades

Atividades e ações em Aprendizagem Criativa que utilizam tecnologias digitais ou disruptivas.

Computação Criativa

Atividades ou projetos baseados em plataformas e comunidades de computação criativa como Scratch e outras.

Mobilização de comunidades de Aprendizagem Criativa

Ações voluntárias e/ou organizadas por meio da criação e promoção de núcleos, comunidades ou grupo de Aprendizagem Criativa.

Aprendizagem Criativa e Protagonismo Estudantil

Trabalhos que tenham o estudante como protagonista desde a organização até a execução de atividades de Aprendizagem Criativa.

Inclusão, equidade, pertencimento e a Aprendizagem Criativa

Atividades de Aprendizagem Criativa para pessoas com diversidade funcional, minorias sociais, áreas de risco e vulnerabilidade social.

Ensino superior, pesquisa e extensão em Aprendizagem Criativa

Atividades promovidas por instituições de ensino superior em pesquisas teóricas e aplicadas, ações de extensão e cursos relacionados à Aprendizagem Criativa. 

Metodologias ativas e a abordagem da Aprendizagem Criativa

Reflexões sobre atividades híbridas de Aprendizagem Criativa remixadas com metodologias ativas.

Empreendendo com Aprendizagem Criativa

Ações de empreendedorismo e inovação que permitam pessoas a obterem recursos financeiros ou desenvolverem carreiras relacionadas à Aprendizagem Criativa.

Métodos de avaliação, registro e documentação na Aprendizagem Criativa

Ações e projetos que desenvolvam métodos de avaliação de atividades ou a implementação de programas de Aprendizagem Criativa incluindo formas de registro, documentação e mensuração de atividades.