Caixa de ferramentas de planejamento

 

Sua caixa de ferramentas de planejamento

 

Para ajudar a colocar as ideias da aprendizagem criativa em prática, criamos uma série de templates para apoiar o seu planejamento.

🌱 Conectando os objetivos pedagógicos aos interesses dos estudantes: Template atividades-semente 

🌱 Desenhando uma atividade de aprendizagem criativa (pode servir como template para plano de aula ou para planejar uma sequência de ensino e aprendizagem): Template para o desenho

🌱 Analisando minha atividade pelas lentes da aprendizagem criativa: Template

🌱Você, professor, na espiral: Ciclo de design de atividades de aprendizagem criativa

 

Dicas e truques para o planejamento

 

Prepare sua atividade brincando: a aprendizagem criativa incentiva a realização de atividades que convidem os estudantes a criar projetos com base em coisas que são importantes para eles, explorando diferentes materiais. Se puder, aproveite o momento de planejamento para explorar alguns desses materiais e criar os seus projetos abordando o tema da sua aula. Considere os seus interesses e paixões na criação desses projetos e perceba a amplitude do tema e como isso pode se refletir em sala de aula: será necessário conhecer melhor algum recurso tecnológico? Talvez convidar alguém para compartilhar sobre o tema? Organizar uma saída de campo pelo entorno da escola?

 

Materiais/recursos/ferramentas que quero explorar neste ano, mas preciso conhecer melhor





 

Estratégias de mediação que quero experimentar

Pessoas que penso em levar para a sala de aula







 

Espaços que quero explorar com os estudantes

 

Teste a atividade com você mesmo: Como criar um ambiente fértil e seguro para trocas é fundamental para a aprendizagem criativa, coloque-se também na posição de aprendiz por um momento antes da aula e reflita sobre o que você mais gosta, quais são suas paixões e influências, que pessoas são importantes na sua vida e como tudo isso molda a sua identidade. Aproveite a oportunidade para criar o seu próprio projeto e compartilhar com a turma. Essa atitude auxilia tanto na sua percepção quanto a potencialidade da atividade e eventuais dificuldades que os estudantes venham a enfrentar, quanto no encorajamento deles ao conhecerem o seu percurso de criação e as dificuldades enfrentadas enquanto designer do seu projeto. Além de servir de inspiração para os estudantes na etapa de criação, o exercício de criar o projeto previamente é uma oportunidade para testar o tempo investido no momento mão na massa e prever eventuais dificuldades que a turma poderia enfrentar no momento da aula. 
 

Experimente diversas formas de organizar o espaço e os estudantes: cada forma de organização das carteiras expõe uma intencionalidade pedagógica. Como você organizaria a turma se o objetivo for:

 

Incentivar o trabalho colaborativo






 

Integrar toda a turma em um trabalho coletivo

Proporcionar um momento individual de registro e reflexão







 

Realizar um debate sobre um tema

Realizar uma exposição de projetos com espaço para avaliação entre os pares






 

Realizar uma fala sobre um tema ou conceito importante

Envolver toda a turma em diferentes atividades sobre um mesmo tema em um sistema de rodízio







 

E se você tirar um dia para que a própria turma sugira como gostaria que as carteiras fossem organizadas?



Explore diferentes materiais: Procure criar oportunidades para que os estudantes manipulem diferentes materiais e objetos durante o processo de criação do projeto, em uma abordagem exploratória. Incentive-os a pensarem com as mãos, a experimentarem combinações inusitadas de materiais, a utilizarem recursos que não estão acostumados e a se arriscarem.