Se quiser, você pode acessar e imprimir os Cartões Scratch Imagine um Mundo como apoio para fazer o seu projeto.

Para que o projeto fique salvo e você possa compartilhar-lo com outras pessoas, cadastre-se no Scratch e faça login antes de iniciar a programação.

Se você é um adulto e quer saber mais sobre como mediar esta atividade com crianças, visite o Guia de Recursos Scratch nas referências. 

Clube de computação criativa

E se você se unir a outros educadores e estudantes e criar um clube de computação criativa? Nós exploraremos aos poucos algumas possibilidades de criação com o Scratch a partir de sugestões de atividades. No entanto, a ideia destas aulas é encorajar professores e estudantes a mergulharem na computação criativa e fazerem deste momento uma oportunidade especial de exploração lúdica do que os alunos querem fazer com os computadores, onde eles têm cada vez mais autonomia em relação ao que será criado ou explorado e escolhendo que caminhos seguir na criação de projetos.

CAIXA DE FERRAMENTAS

Algumas plataformas digitais permitem a criação de projetos utilizando múltiplas linguagens além de ajudar a promover a interação e o compartilhamento das criações. Aqui trazemos alguns exemplos que podem ser explorados:

Mapas mentais e fluxogramas

Murais virtuais para interação e compartilhamento

  • Padlet: ferramenta que permite a postagem de conteúdos em diversos formatos (textos, imagens, vídeos) e interação com as postagens (likes, comentários)
  • Wakelet: ferramenta que permite a postagem de conteúdos em diversos formatos, mas não a interação com cada postagem.
  • Flipgrid: ferramenta que permite criação e troca de material audiovisual entre professores e estudantes, estimulando discussões sobre temas propostos dentro e fora da sala de aula.
  • Sutori: ferramenta de aprendizagem digital parcialmente gratuita para a sala de aula. Permite que professores e alunos criem histórias interativas através de uma interface simples e intuitiva. Esta ferramenta de narração e apresentação pode ser usada em todas as áreas de conteúdo e para cada nível de escolaridade.
  • Jamboard: ferramenta que funciona como um quadro branco digital,no qual os estudantes e professores podem compartilhar ideias, esboços, imagens e desenhos de forma colaborativa.

Plataformas virtuais para livre criação

  • Scratch:  projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT que permite aos usuários programarem seus próprios jogos, animações e histórias interativas — e compartilharem suas criações com outras pessoas na comunidade on-line.
  • Minecraft: jogo aberto no qual os jogadores podem entrar em um mundo em que é possível fazer construções e viver no seu próprio ambiente, usando vários tipos de blocos. 
  • Tinkercad: programa on-line gratuito de modelagem em 3D e prototipação eletrônica virtual. 
  • Desenhos do Google: ferramenta que permite a criação de desenhos e colagens digitais.
  • Giphy: plataforma que permite a criação de GIFs.
  • Canva: plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais.
  • Gimp: programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens.
Imagine um Mundo
Esta atividade foi criada pela Scratch Foundation. Esta é sua versão adaptada de: Imagine um Mundo