Fotos inspiradoras
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa
A cidade fala: pelas suas paredes principalmente! Mensagens das mais variadas formas nos lembram que ela é feita por pessoas, que precisam e querem ser ouvidas! Fazer das paredes da escola e/ou de seu entorno uma forma de se expressar individual e coletivamente é o objetivo desta proposta. Os estudantes, ao colocarem a mão na massa para se expressarem por meio de lambes-lambes, estarão imersos nos 4P da Aprendizagem Criativa: Projeto que envolve planejamento, execução e compartilhamento, Parceria com seus grupos e turma, Paixões que serão transformadas em arte, tudo isso num ambiente em que é incentivada a tentativa e o erro, os desafios e novas experiências (Pensar brincando).
Ao final das aulas os estudantes terão criado tipos (letras, números e símbolos) a partir de carimbos variados que serão utilizados para a construção de lambe-lambes autorais, que juntos formarão um mural coletivo no espaço da escola e/ou de seu entorno
alarm_on
4 aula(s) de 50min
Atualizado em
09/02/2023 às 17h51min
Público-alvo
Ensino fundamental I (6 a 10 anos)
Ensino fundamental II (11 a 14 anos)
Áreas do conhecimento
Artes visuais e performáticas
Geografia
História
Língua portuguesa
Saberes e competências
Comunicação
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Não depende do uso do computador, nem de dispositivos específicos
Copyright© 2023 por Instituto Catalisador
Atividade cadastrada sob licença tipo CC BY-SA
Submetido por
Fotos inspiradoras
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa
Objetivos pedagógicos
  • criar oportunidades para tornar a escola um local de interação e integração cultural e social
  • promover iniciativas para pesquisa, conhecimento e caracterização dos sentimentos, da memória e da história nos aspectos socioambientais e culturais
  • promover a expressão de sentimentos de afetos e desafetos, ideias, reflexões das crianças e adolescentes
Avaliação e Reflexão

Para uma avaliação de aprendizagens a partir dessa experiência, é possível realizar algumas perguntas a serem respondidas ou em papel ou com a ajuda de post-its ou em murais digitais, como Jamboard individualmente.

“Quando começamos esta proposta sobre Arte urbana, todos vocês tinham alguma ideia do que se tratava. Em poucas frases quero que escrevam o que pensavam sobre este tema”. Dê cerca de 5 minutos para a resposta e então continue  “Agora, quero que pensem como suas ideias sobre arte urbana mudaram depois de tudo que fizemos/discutimos nas últimas aulas. Comecem sua frase com “Agora penso que arte urbana á …” 

Dica: Rotina de Pensamento Antes eu pensava que… Agora eu penso…

Essa rotina é muito interessante para analisar mudanças de pensamento antes/depois de uma vivência. Ela ajuda os estudantes a refletir sobre seus próprios pensamentos sobre um assunto e explorar como e por quê eles mudaram, o que é útil para consolidar um novo conceito/temática. Ao fazer isso, eles desenvolvem habilidade de racionalidade e causa e efeito.

Para conhecer mais (disponível em inglês e espanhol): http://pz.harvard.edu/resources/i-used-to-think-now-i-think

 

Comentários