Papelão de diferentes tamanhos
Caixas de papelão diversas (leite, pasta de dente, sapato, etc…)
Tesouras
Cola branca
Palitos de madeira de diferentes formatos
Materiais para decoração: Canetinhas, giz de cera, papel colorido, tampinhas…
Moldes de conectores de papelão
Dicas de preparação

Mediação

Crie a sua versão de reino da brincadeira e compartilhe com a turma. Possibilitem que eles deixem feedbacks de melhorias para sua criação e compartilhe com eles o porque escolheu aquele lugar para transformar, quais são as características do espaço atualmente e como seria depois das mudanças que você criou.

 

Integração Curricular

Traga os elementos de Geografia bem intencionais em suas falas e perguntas. Ajude os estudantes a visualizar quais são as semelhanças e diferenças entre os seus lugares de vivência. Se necessário for, crie listas colaborativas com eles sobre as características de cada um dos lugares mais comuns em seu dia a dia, como moradia, escola, bairro, condomínio.  

 

Explorando a Aprendizagem Criativa

Para essa atividade tem como finalidade oportunizar o processo criativo dos estudantes por meio da espiral da aprendizagem criativa. Onde os estudantes podem exercitar o imaginar, testar as ideias criando uma versão prototipada, compartilhando com os colegas e abrindo a possibilidade para que durante as aulas comecem a identificar os elementos presentes nos lugares de sua vivência e posteriormente possam aprofundar em conceitos sobre o  propriedades públicas e privadas, como esses espaços se estruturam, quem é responsável pelo quê e como podemos contribuir para a melhoria desses lugares.