language
Fotos inspiradoras
Vamos transformar pequenas caixas em protótipos de espaços para brincar e ser feliz? Convide os estudantes a criarem ambientes de brincar das mais diferentes formas. Mas, durante a criação, traga alguns elementos surpresas como a segurança, os deveres e relações de convivência e as condições climáticas para que possam ampliar sua percepção de Geografia e os espaços vividos.
Protótipo de lugares que permitem brincar em 2D ou 3D.
person
gislaine Batista Munhoz, ellen Regina R Barbosa, Rede Brasileira De Aprendizagem Criativa
alarm_on
6 aula(s) de 50min
Atualizado em
07/02/2023 às 13h46min
Público-alvo
Ensino fundamental I (6 a 10 anos)
Áreas do conhecimento
Artes visuais e performáticas
Geografia
Saberes e competências
Pensamento científico, crítico e criativo
Responsabilidade e cidadania
Não depende do uso do computador, nem de dispositivos específicos
Copyright© 2023, por Gislaine Munhoz
Atividade cadastrada sob licença tipo CC BY-SA
Fotos inspiradoras
Objetivos pedagógicos

Nessa proposta buscamos favorecer o desenvolvimento para os lugares de vivência dos estudantes. Eles poderão dar os primeiros passos para a identificação de semelhanças e diferenças entre os lugares presentes em sua comunidade. Além de criarem protótipos de como esses espaços podem ser transformados com o olhar para o brincar, favorecendo as habilidades EF01GE01.

Habilidade da BNCC:

EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

Avaliação e Reflexão

Durante o Imagine os estudantes foram convidados a perceber e registrar as características presentes nos espaços que conhecem. Você pode utilizar dos registros deste momento para trabalhar a habilidade EF01GE01, realizando com os aprendizes, a identificação das características desses ambientes, criando com a turma agrupamentos de semelhanças e diferenças gerais entre os lugares registrados pelos estudantes. 

 

O momento do Crie, abre a oportunidade para refletir e aprofundar ideias sobre as características físicas dos lugares que pretendem criar/aprimorar. Podemos usar desse momento para trabalhar questões como: condições climáticas locais, acessibilidade e responsabilidade social. 

 

Um bom caminho é pedir que escolham um dos espaços que fizeram o registro durante o Imagine para ser o lugar que irão transformar em seu reino da brincadeira. Assim, você irá favorecer um olhar mais profundo para as características dos espaços que começaram a refletir anteriormente, e poderá analisar como os estudantes estão evoluindo nas descrições desses espaços e na identificação dos elementos presentes nestes ambientes.  

 

Você pode ajudá-los neste processo realizando as perguntas sugeridas no Crie, ou colocando outras para ajudar no direcionamento do olhar para os detalhes. O importante é que os estudantes possam visualizar em seus registros, as primeiras ideias e as novas que vão surgindo com durante a atividade. 

 

Aproveite o momento do Compartilhe para realizar uma nova lista de elementos e características com os estudantes. Como eles escolheram lugares que já estavam identificados estes o Imagine. Você pode montar com a turma um mural sobre as novas características que este espaço terá com o projeto que eles construíram. Assim, poderá observar como eles estão evoluindo na forma de descreverem os lugares de vivência e como identificam esses espaços de forma mais completa, identificando se como a turma está se desenvolvendo na habilidade EF01GE01 e o que precisa ser melhorado.

2 Comentários