Fotos inspiradoras
Você já ouviu falar sobre as máquinas de reação em cadeia? Também conhecidas como Máquinas de Rube Goldberg, são engenhocas que realizam uma tarefa simples da maneira mais complicada possível, utilizando efeitos de reação em cadeia, ou seja, uma ação inicial desencadeia uma sequência de outros eventos. Rube Goldberg foi um famoso cartunista que criava invenções engraçadas.

Nesta atividade exploraremos alguns recursos do Scratch para dar movimento a um sistema que crie uma reação em cadeia. A intenção é desenvolver a criatividade dos estudantes e seguir explorando os recursos do editor Scratch para que percebam o potencial dessa ferramenta para a expressão pessoal e criação de projetos divertidos e interessantes.
Nesta aula esperamos que os estudantes criem uma máquina de reação em cadeia no Scratch, dando movimento a diversos objetos e criando um sistema em que uma ação inicial desencadeia uma sequência de outros eventos, resultando em alguma ação específica ao final.

Também são conhecidas como Máquinas de Rube Goldberg, as máquinas de reação em cadeia são formadas por uma série de engenhocas que realizam uma tarefa simples da maneira mais complicada possível utilizando efeitos de reação em cadeia.
person
alarm_on
2 aula(s) de 50min
Atualizado em
14/08/2021 às 21h19min
Público-alvo
Ensino fundamental II (11 a 14 anos)
Áreas do conhecimento
Artes visuais e performáticas
Ciências
Física
Tecnologia e inovação
Conhecimentos gerais
Saberes e competências
Comunicação
Empatia e cooperação
Ensino e aprendizagem
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório cultural
Não depende do uso do computador, nem de dispositivos específicos
Copyright© 2021 por Tatá Eastwood
Atividade cadastrada sob licença tipo CC BY-SA
Submetido por
Fotos inspiradoras

1 Comentários

Adorei! No início do ano fiz uma atividade com os alunos do Fundamental I. Mostrei vídeos e fotos das máquinas de Rube Goldberg e depois os alunos usaram materiais escolares para construir "máquinas malucas".