Prepare sua aula brincando
E se você tirar um tempinho para imaginar que notícias gostaria que fossem realidade daqui 10, 20, 30 anos? Como seriam as manchetes dos meios impressos de comunicação? E as chamadas em áudio e vídeo? Por que você gostaria de ver essas notícias?
Que tal anotar suas ideias neste grande mural compartilhado com outros educadores?
Agora, que você já teve algumas ideias sobre as notícias e reportagens do futuro, que tal criar um projeto de um meio de comunicação que traga as chamadas e manchetes dos acontecimentos que você imaginou? Pode ser uma capa de revista, uma primeira página de jornal ou algo totalmente inusitado! Não pense muito, aproveite para soltar sua imaginação! E não precisa concluir o seu projeto, pode ser apenas a materialização inicial da sua ideia! Aproveite para explorar diferentes materiais que você tem aí por perto ou que sabe que poderá disponibilizar para seus estudantes na aula.
Depois, aproveite para compartilhar o que criou com a gente (neste mesmo mural das ideias iniciais) e com seus estudantes, explicando como foi o processo de criação! Isso irá inspirá-los a também se arriscarem! Criar o projeto previamente é uma oportunidade para testar o tempo investido no momento mão na massa e prever eventuais dificuldades que os estudantes poderiam enfrentar no momento da aula.
Quer conversar mais sobre esta atividade? Clique no botão "Comentar" e deixe os seus comentários! Vamos pensar juntos em como podemos adaptá-la a diferentes contextos e necessidades! :)
Dica - Uma sala que acolhe e desperta a curiosidade: distantes, mas juntos :)
Para inspirar os alunos a se conectarem com o tema, podemos levar para a sala de aula exemplos de projetos (ou imagens) que ilustram as paixões de outras pessoas. Podem ser projetos criados (finalizados ou não) por nós, nossos colegas de profissão, nossos familiares e até por estudantes de outra turma.
Como a organização das mesas e cadeiras da sala de aula depende muito dos protocolos locais de orientação e às vezes não é possível alterar a configuração, podemos pensar em como ambientá-la para torná-la mais inspiradora para o desenvolvimento desta atividade.
- Como podemos organizar uma sala que acolha?
- Deixá-la mas agradável, alegre e inspiradora?
- Será que poderíamos criar um local para os estudantes expressarem como estão se sentindo?
- Utilizar música em alguns momentos?
- Se for possível alterar a configuração das carteiras, há espaço na sala para organizar um semi-círculo?
- É possível organizar na sala um mural no qual os estudantes possam deixar suas grandes ideias e perguntas? Compartilhar sobre as pessoas e os personagens que os inspiram? Deixar mensagens para a turma?
Um cuidado especial com os materiais
Seguindo os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19, é importante organizarmos previamente pequenos kits com alguns materiais que possam ser manipulados individualmente pelos estudantes.
Não precisa ser algo complicado, pode ser um pequeno saco de papel com tesoura, cola, recortes de revista , tampinhas de garrafa e elásticos, por exemplo.
Para isso, precisamos olhar para as possibilidades de criação da atividade e pensar também nos materiais que temos disponíveis no momento e como eles poderiam compor um kit individual para cada estudante. Sabemos que uma diversidade de recursos ajuda a enriquecer os projetos, mas papel e lápis também proporcionam criações incríveis com uma pequena faísca na imaginação!
Se os estudantes tiverem acesso a smartphones e computadores, você pode incentivá-los a explorar esses dispositivos durante a criação de seus projetos. Eles podem, por exemplo, criar animações com o Scratch (se puder, dê uma espiadinha neste link).
Dica - Dicas e Truques
Na página Dicas e Truques existe um documento com muitas sugestões para a organização e o desenvolvimento de aulas apoiadas na aprendizagem criativa! Sugerimos dar uma espiada no que tem por lá, pois pode trazer muitas inspirações para esta atividade! :)
Um caminho possível…
Se puder, assista à videoaula desta atividade, pensada como um apoio para a sua realização remotamente. Nela, incentivamos os estudantes a se expressarem criativamente explorando diferentes materiais, ferramentas e o próprio espaço onde moram, criamos enquanto os convidamos a também criarem seus projetos, fazemos pontes com outros projetos, como o Desenrola e Não me Enrola e trazemos uma entrevista especial com o Estêvão Zilioli, idealizador e supervisor do projeto Hoax Busters!
Esse vídeo pode ajudar a trazer inspirações sobre possíveis aprofundamentos e conexões com outros assuntos! E, se quiser, você pode optar por utilizar trechos dele durante esta atividade com os estudantes! :)