Essa atividade pode ser desenvolvida em curto período de tempo ou estender-se por diversas aulas.
Tudo vai depender da forma que você decidir explorar esse tema. Processos de criação de médio e longo prazo, permitem uma maior reflexão em cada etapa e a ocorrência de mais espirais da aprendizagem criativa.
Você pode incentivar os estudantes a seguirem aperfeiçoando seus projetos, trazendo mais complexidade e outros materiais como componentes eletrônicos, motores, LEDs e pilhas e baterias, por exemplo. Também pode incentivá-los a conectarem seus projetos com os de seus colegas, em um processo contínuo de troca e colaboração.
APROFUNDANDO CONEXÕES
Pensar no que gostaríamos que se tornasse realidade e em formas de sensibilizar outras pessoas para diferentes problemas são atitudes importantes. Além disso, também é necessário ressaltar para os estudantes a importância de agir de alguma forma e participar, de forma consciente e responsável, das tomadas de decisões que os afetam! De que forma poderíamos explorar essas discussões em sala de aula? Como podemos convidar os estudantes a aprofundarem a compreensão a respeito do exercício da cidadania e a da importância da tomada de decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários?
Aqui estão alguns links que poderiam nos ajudar a construir essa discussão:
- Paraisópolis, 2004, por Tuca Vieira.
- Projeto Unequal Scenes, de Johnny Miller.
- O que é um grêmio escolar?
- Jovem defensora da paz
- Muito além das urna
- Como fazer seu projeto de lei
- Notícias de estudantes que inventaram algo para solucionar ou minimizar um problema
- Outras inspirações
CAIXA DE FERRAMENTAS
Algumas plataformas digitais permitem a criação de projetos utilizando múltiplas linguagens além de ajudar a promover a interação e o compartilhamento das criações. Aqui trazemos alguns exemplos que podem ser explorados:
Mapas mentais e fluxogramas
Murais virtuais para interação e compartilhamento
- Padlet: ferramenta que permite a postagem de conteúdos em diversos formatos (textos, imagens, vídeos) e interação com as postagens (likes, comentários)
- Wakelet: ferramenta que permite a postagem de conteúdos em diversos formatos, mas não a interação com cada postagem.
- Flipgrid: ferramenta que permite criação e troca de material audiovisual entre professores e estudantes, estimulando discussões sobre temas propostos dentro e fora da sala de aula.
- Sutori: ferramenta de aprendizagem digital parcialmente gratuita para a sala de aula. Permite que professores e alunos criem histórias interativas através de uma interface simples e intuitiva. Esta ferramenta de narração e apresentação pode ser usada em todas as áreas de conteúdo e para cada nível de escolaridade.
- Jamboard: ferramenta que funciona como um quadro branco digital,no qual os estudantes e professores podem compartilhar ideias, esboços, imagens e desenhos de forma colaborativa.
Plataformas virtuais para livre criação
- Scratch: projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT que permite aos usuários programarem seus próprios jogos, animações e histórias interativas — e compartilharem suas criações com outras pessoas na comunidade on-line.
- Minecraft: jogo aberto no qual os jogadores podem entrar em um mundo em que é possível fazer construções e viver no seu próprio ambiente, usando vários tipos de blocos.
- Tinkercad: programa on-line gratuito de modelagem em 3D e prototipação eletrônica virtual.
- Desenhos do Google: ferramenta que permite a criação de desenhos e colagens digitais.
- Giphy: plataforma que permite a criação de GIFs.
- Canva: plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais.
- Gimp: programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens.
AMPLIANDO AS DISCUSSÕES SOBRE O JORNALISMO
O jornalismo diz respeito a comunicar informações relevantes para públicos específicos, ajudando as pessoas a conhecerem o que acontece local e globalmente, ampliarem seus horizontes culturais e também a tomarem decisões informadas e formarem a sua opinião.
Após o momento de compartilhamento e reflexão, podemos aproveitar para ampliar as discussões sobre o papel do jornalismo na sociedade. Os exemplos a seguir de projetos jornalísticos e de educomunicação podem inspirar novas discussões, debates ou novos projetos:
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Jornal Joca: destinado a jovens e crianças;
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Desenrola E Não Me Enrola: um projeto que atua na veiculação de informação sobre os fatos socioculturais que acontecem na periferia de São Paulo;
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Você Repórter da Periferia: um projeto de educomunicação para jovens da periferia que visa contribuir na formação de cidadãos mais conscientes e integrados com a realidade sociopolítica do país;
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Agência Mural: uma agência de notícias, de informação e de inteligência sobre as periferias das cidades da Grande São Paulo.
Esses projetos têm a intenção de atingir segmentos específicos da população, proporcionar o desenvolvimento de novos olhares para lugares, contextos e pessoas e dar voz a diferentes comunidades.
Iniciativas como essas podem inspirar os estudantes a pensarem que também podem encontrar meios de expressar sua voz de forma responsável e criativa, comunicar histórias incríveis, tornar visíveis algumas situações e engajar outras pessoas em assuntos pessoalmente relevantes.
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E se os estudantes contassem o outro lado da história de acontecimentos vivenciados diariamente ou então de situações abordadas nos conteúdos que estão aprendendo?
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Como contar histórias incríveis e dar voz a diferentes atores da sociedade por meio do compartilhamento criativo de informações?
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Como você, educador, enxerga as possíveis pontes que estes tipos de atividades abordando a produção de informações de forma responsável e o consumo crítico podem ter com a sua área do conhecimento?
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Em sua área do conhecimento, reflita sobre como é possível engajar os estudantes a compartilharem informações de forma criativa com diferentes públicos e também a pensarem em formas de consumir as informações de modo consciente e crítico. Existem, por exemplo, várias ferramentas na internet que possibilitam essa diversidade de narrativas digitais, como o Sutori, a criação de podcasts e criação de mapas que contam histórias.
REFLEXÕES SOBRE O CONSUMO DA INFORMAÇÃO
Outro ponto importante no jornalismo é saber consumir a informação de forma crítica e consciente! Para isso, recomendamos explorar os seguintes projetos com os estudantes:
E se eles criassem uma mini agência de checagem de informações, inspirados pelos projetos explorados e usarem isso nos seus contextos?