Escolha a sua causa!

Incentive seus alunos a pensarem em um tema, em uma causa que eles acreditam. Incentive-os a buscar inspiração em algum problema que vivenciam na vida pessoal, na escola, comunidade, ou ainda, uma causa social, ambiental ou humanitária.

Sugira navegar no estúdio “Que causa você vai iluminar”  https://scratch.mit.edu/studios/27815450/  para se inspirarem nos projetos que estão compartilhados por lá, além de ter novas ideias e conhecer novos blocos também!

 

Coloque a mão na massa!

Proponha uma criação colaborativa unindo recursos mão na massa e programação no Scratch, por meio da construção de criações iluminadas que possam ser fotografadas e inseridas como atores na sua programação no Scratch.

Incentive a formação de grupos colaborativos, tentando garantir em cada grupo pelo menos um integrante que tenha computador para utilizar o Scratch.

Para se comunicar entre si, os integrantes poderão utilizar ambientes online disponibilizados pela escola (comunicadores instantâneos, e-mail, plataformas de videoconferência, dentre outros recursos).

O grupo irá definir qual causa deseja iluminar e dividir tarefas entre os participantes.

O integrante que tem computador ficará responsável por criar a programação, seguindo as orientações do grupo. Os demais integrantes poderão se dividir para criar objetos que simbolizam a causa que irão iluminar. Estes objetos poderão ser fotografados e enviados para serem inseridos como personagens, cenários ou objetos na programação do Scratch.

É possível também inserir uma trilha sonora que possa estar relacionada à causa, ajudando a transmitir a mensagem desejada.