Esta atividade pode ser desenvolvida em um único encontro ou estender-se por diversas aulas. Durante uma pandemia, é muito importante dar voz ao estudante e abrir espaço para trocas genuínas. Aproveite o momento para explorar temas como mindfulness e empatia.

A aprendizagem socioemocional [Social Emotional Learning - SEL] é o processo pelo qual os jovens e adultos adquirem e aplicam o conhecimento, habilidades e atitudes para desenvolver identidades saudáveis. Ela nos ajuda também a gerenciar emoções e atingir objetivos pessoais e coletivos; sentir e demonstrar empatia pelos outros; estabelecer e manter relacionamentos de apoio e fazer decisões responsáveis e cuidadosas.

A escola é um dos principais lugares onde os alunos aprendem habilidades sociais e emocionais. Um programa SEL eficaz deve incorporar quatro elementos representados pela sigla SAFE (Durlak et al., 2010, 2011):

Sequenciado: conjuntos de atividades conectadas e coordenadas para promover o desenvolvimento de habilidades;

Ativo: formas ativas de aprendizagem para ajudar os alunos a dominar novas habilidades;

Focado: ênfase no desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais;

Explícito: visando habilidades sociais e emocionais específicas.

Alguns dos benefícios de curto e longo prazo da SEL são:

  • Os alunos conhecem e sabem administrar melhor suas emoções;
  • Os alunos fazem escolhas mais acertadas sobre decisões pessoais e sociais;
  • Os alunos têm atitudes mais positivas em relação a si mesmo, aos outros e às tarefas, incluindo autoeficácia aprimorada, confiança, persistência, empatia, conexão e compromisso com a escola e um senso de propósito;
  • Alunos demonstram comportamentos sociais e relacionamentos mais positivos com colegas e adultos;
  • Redução de problemas de conduta e comportamento de risco;
  • Diminuição do sofrimento emocional;
  • Melhores pontuações, notas e frequência de testes.

No longo prazo, uma maior competência socioemocional pode aumentar a probabilidade de conclusão do ensino médio, prontidão para educação pós-secundária, sucesso na carreira, família e relações de trabalho, melhor saúde mental, redução do comportamento criminoso e cidadania engajada (por exemplo, Hawkins, Kosterman , Catalano, Hill, & Abbott, 2008; Jones, Greenberg e Crowley, 2015).

O Instituto Ayrton Senna disponibilizou algumas atividades de SEL para o ensino fundamental que você pode se inspirar para criar atividades para seus alunos.