Dica - Um Convite para uma Jornada
Acolha seus aluno perguntando a eles: Como você está se sentindo hoje? O que você acha de criar uma arte interativa que expresse os seus sentimentos? Podemos começar essa atividade convidando-os a pensarem sobre algumas questões:
- O que você sente logo que você acorda?
- Como tudo o quê você vê e faz no seu dia a dia afeta seus sentimentos?
- O quê podemos fazer/usar para lidar com nossas emoções?
- Como entender os nossos sentimentos pode nos ajudar a nos relacionar melhor com as pessoas à nossa volta?
Um bom ponto de partida é mostrar o Medidor de Emoções [em anexo] e pedir que os alunos identifiquem os planetas que melhor representa seus sentimentos. Depois, os estudantes observam bem a capa do livro "Eu não sou Apenas um Rabisco | I'm Not Just a Scribble" [em anexo] de Diane Alber e "rabiscam" as suas emoções.
Incentive-os também a observar obras de arte [em livros ou no Google Arts & Culture] e encontrar formas seguras de compartilhar os resultados, para com isso trabalharmos uma atmosfera de confiança e respeito. Escutar atentamente e reagir de forma empática são características importantes de uma comunidade de aprendizagem.
Dica - Hora da Mão na Massa
Alunos recebem um desafio: Que tal você dar vida à
representação de suas emoções?
Alunos escolhem gestos, cores e sons que tornem a representação de suas emoções [seu "rabisco"] mais fieis ainda:
Cores: Escolha cores que representem esses sentimentos e use-as para fazer o seu rabisco. Não pense muito! Aproveite para soltar sua imaginação! E não precisa definir um sentimento específico, deixe sua imaginação fluir, dando forma ao seu rabisco.
Som: Explore também a galeria de sons humanos. Escolha aqueles que melhor representam os seus sentimentos neste momento.
Movimento: Tente dar vida ao seu rabisco usando o Scratch. Como ele poderia se movimentar para expressar os seus sentimentos mais claramente ainda?
Cada aluno pode explorar essas possibilidades em seu ritmo. Para isso recebem o Passaporte como mapa de sua trilha, para depois trabalharem em pares para "programa suas emoções'' no Scratch.
Como foi o processo de criação?
Depois de criarem seus projetos, convide os alunos a compartilhar o que criaram e refletirem sobre esse processo de criação, colocando seu projeto em no nosso estúdio de Scratch, criado para a atividade.
Incentive-os a escrever uma descrição significativa.
Peça também que eles deixem comentários nos projetos dos colegas. Algumas perguntas para ajudar a mediar esse momento em que eles apresentam o que criaram:
- Como devemos reagir quando sabemos que alguém precisa de ajuda?
- Por que é importante escutar e apoiar os colegas?
- Como eu lido com os meus sentimentos?
- Como o que eu sinto afeta as pessoas ao meu redor?
- O que aprendi hoje?
- Como poderia melhorar o meu projeto?
Inicie este momento com cada dupla apresentando o seu projeto para incentivar os alunos a compartilharem aos poucos o que criaram.