Itens de papelaria: folhas de papel (de vários tipos, cores e tamanhos), papel bobina, lápis, borracha, canetas de diversas cores, tinta guache, tesoura, barbante e cola.
Objetos e materiais inusitados: embalagens de diversos tamanhos e formatos, tecidos, caixas de papelão, palitos de madeira... e o que mais os estudantes acharem curioso e interessante!
Ferramentas: Cola quente, alicates, chaves de fenda de diferentes tipos
[Opcional] Componentes eletrônicos: LED Difuso 5mm (cores variadas), bateria 3V, mini motor 3-6V, pilhas AA e porta pilhas, sucata eletrônica (placas de circuito eletrônico; teclados estragados)
[Opcional] Celular e computador com conexão à internet
Dicas de preparação

Sobre os materiais...

Você pode adicionar outros materiais que ajudem na criação de seus projetos, como fita adesiva dupla-face, tintas, materiais naturais (sementes e folhas), tecnologias de fabricação digital, como impressora 3D, cortadora laser ou de vinil (caso os estudantes queiram criar jogos físicos ou gadgets, por exemplo). Caso a escola não possua os equipamentos de que os estudantes necessitam, é possível pensar em uma visita a um laboratório de fabricação (fab lab) público.
 

Os estudantes podem começar seus projetos de forma simples, explorando materiais que estão mais habituados a usar e acrescentar complexidade e novos recursos aos poucos. Por exemplo, se a intenção é criar uma comunidade sustentável formada por habitações geodésicas inteligentes, podem começar usando palitos e conectores, como nessa proposta dos Alquimétricos. Depois, podem partir para a modelagem e aprimoramento dessas estruturas usando Tinkercad e impressão 3D. Por último, podem explorar a criação de uma versão real, mas em tamanho reduzido dessas habitações e investigar formas de tornar a construção inteligente com placas programáveis e sensores.

Prepare sua aula brincando!

Se puder, aproveite o momento de planejamento para explorar alguns desses materiais e criar os seus projetos abordando o tema vida em sociedade/comunidade. Considere os seus interesses e paixões na criação desses projetos e perceba a amplitude do tema e como isso pode se refletir em sala de aula: será necessário conhecer melhor algum recurso, como o Tinkercad? Talvez convidar um residente importante do entorno da escola que possa falar mais sobre as necessidades da comunidade? Organizar uma saída de campo pelo entorno da escola?

Que palavras, temas e projetos vêm a sua mente quando você pensa em novas formas de viver juntos?

Para ajudar, listamos algumas palavras-chave que podem se relacionar com este tema. Se puder, anote o que seria possível explorar com os estudantes em relação a cada uma delas:

  • Sustentabilidade
  • Compartilhamento
  • Habitações
  • Equidade
  • Cooperação
  • Saneamento
  • Democracia
  • Liberdade de expressão
  • Saúde pública
  • Urbanização
     

Dica - Caixa de inspiração

Leve inspirações que ajudam os estudantes a se conectarem com o tema

Muitos são os caminhos quando falamos de novas formas de viver juntos e podemos explorar essa diversidade mostrando essas possibilidades para os estudantes, para que possam escolher algo que se conecte melhor com seus interesses. Esses exemplos serão especialmente importantes na etapa de criação. Por exemplo, podemos:

  • Levar imagens, vídeos, músicas e poesias que ilustram diferentes necessidades humanas relacionadas à vida em sociedade;
  • Compartilhar exemplos de diferentes vidas em comunidade, como as comunidades indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais brasileiras, entre outros;
  • Organizar exemplos de projetos que têm a intenção de ajudar as pessoas a viverem melhor coletivamente;
  • Levar notícias que abordam os diferentes desafios da vida em sociedade (habitações, emprego, saneamento básico, violência, trânsito, desmatamento, educação, entre outros);
  • Organizar murais em que os estudantes possam externalizar os desafios que encontram em diferentes círculos de convivência (família, escola, amigos, etc.);
  • Construir mapas mentais que abordam as palavras coletividade, compartilhar, cooperar e família.

Dica - Dicas e Truques

Na página Dicas e Truques existe um documento com muitas sugestões para a organização e o desenvolvimento de aulas apoiadas na aprendizagem criativa! Sugerimos dar uma espiada no que tem por lá, pois pode trazer muitas inspirações para esta atividade! :)