Material de papelaria simples (Caderno, canetas, lápis, etc.)
Celular ou Câmera Fotográfica
Dicas de preparação

Dica - Mostre sua produção aos estudantes!

Uma ótima ideia para inspirar os estudantes é realizar a prática antes e levá-la para a sala de aula.

Apresentar aos estudantes a sua topoficção trará mais entendimento de como deve ser trabalhada a atividade. Também fará com que o estudante sinta-se à vontade para "viajar na maionese" assim como você. Portanto, não hesite em mostrar seus trabalhos com a prática de topoficção. Prepare um material bacana com a fotografia de seu local afetivo impressa e cópias do texto topoficcional construído.

Dicas de preparação

Mediação

Lembre-se de criar a sua versão de topoficção para o museu da turma. Compartilhe os elementos que refletiu ou pensou enquanto estava criando a sua história.

 

Integração Curricular

Quantas outras conexões podemos fazer a partir dessa atividade? Será que podemos abordar sobre o processo vivenciado pelos objetos até chegar em nossa mão? Quantas pessoas foram necessárias para produzir? Como foi produzido? Por quem? Que processos físicos e químicos aquele objeto foi submetido até chegar em nós? 

 

Explorando a Aprendizagem Criativa

O quanto esse projeto dá oportunidade para que os estudantes explorem sua liberdade criativa e a livre expressão? Quantas outras coisas podemos oportunizar ao propor atividades que ajudem o estudante a pensar sobre si, sobre o outro com suas paixões e interesses, e usar disso para conectar os currículos?