Vídeo de uma versão inspiração da atividade!

Dicas de professor para professor:

Você pode propor temáticas para as histórias. Essas temáticas podem ter como plano de fundo elementos curriculares que você gostaria de abordar. Como por exemplo: Os povos que aqui habitavam; A natureza; Astronomia; Lavar as mãos e os cuidados nos dias de hoje; Meu dia em casa; A vida do meu bichinho de estimação;

Exemplo: “Crie um projeto no Scratch para representar como seria o mundo se pudéssemos encontrar soluções para problemas da região onde você mora, ambientais…e qualquer outro tema que você queira criar!”

Apresente ideias amplas, para que os estudantes possam construir com diversidade, você também pode trazer questões de problemas locais, filmes e desenhos que os estudantes gostem, para inspirar nas criações);

_________________________________________________________

É possível também...

  • Usar o app Stop Motion Studio, para dar vida a história e os personagens criados pelo estudante, trazendo movimento através de um conjunto de fotos da sua criação, que podem ser compartilhados na internet em apps que não consumam os dados móveis.
  • É possível associar o projeto do estudante com a ideia do Flipbook, e convidar as pessoas que moram junto com ele a explorarem diferentes formas de apresentar suas histórias, trocando histórias e personagens. 
  • Para crianças maiores de 13 anos, é possível usar ferramentas de edição de vídeos disponíveis em algumas redes sociais, para transformar os movimentos imaginados no papel em um movimento real. 
  • Os quadrantes em branco são para criação livre dos alunos.
Boneca de papel condicional,
Esta atividade é uma remixagem inspirada no material: Boneca de papel condicional, disponível no site <https://www.computacional.com.br/atividades/por/07-Boneca-de-Papel-Condicional.zip> que está registrada sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Sendo adaptada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.