Experiências compartilhadas

Veja abaixo os depoimentos de quem já aplicou essa atividade. Se quiser adicionar o seu, clique no botão “Apliquei”.
Dramas Digitais - programado pequenas histórias jogáveis
Atualizado em 05/12/2022
person Lincoln Aguiar Santos
Os materiais disponíveis para download são pequenos jogos gerados a partir da plataforma Twine. Durante o ano de 2022, estudamos com as turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental II (anos finais) as relações entre arte e tecnologia. Neste caminho, no último trimestre, alcançamos a prática com a linguagem do Teatro, construindo, portanto, pequenos "dramas digitais", baseados em contos e histórias famosas, ou surgidos da imaginação pessoal de cada equipe. Algumas histórias são criadas em grupo, outras em duplas, trios, e individualmente. Você pode escolher qualquer uma delas, fazer o download e
ANIMAÇÃO DA LETRA INICIAL DO NOME
Atualizado em 06/11/2022
person Elisa Gracioli Frigola
Esta atividade foi realizada para a o curso de educadores oferecido pela RBAC referente a atividade "SCRATCH EM DIFERENTES CONTEXTOS" . A proposta foi idealizada para alunos do Ensino Fundamental em processo de alfabetização. Foi levado em consideração que se tratava de um primeiro contado dos alunos com o programa Scratch, por isso propus que os estudantes inicialmente fizessem uma atividade simples para animar a letra inicial do nome com o SCRATCH DESPLUGADO. Foi oferecido uma folha de sulfite para que desenhassem, em duplas ou grupos, o cenário idealizado. Foi necessário orientá-los sobre a
Concretismo - Scratch em diferentes contextos.
Atualizado em 04/11/2022
person Letiere Maria Lopes de Oliveira
Atividade realizada com a turma do 3º do E.M. sobre o movimento literário Concretismo. Eles produziram poemas concretos de forma desplugada, agora estão passando seus projetos para o Scratch.
Atividade sobre o tema "Água".
Atualizado em 01/11/2022
person Valderes José Schmitt
Criação em grupos de quatro alunos de uma conversa entre dois personagens sobre o assunto "Poluição da água". Utilização de blocos de programação impressos e personagens impressos, para montar no papel essa conversa, para posteriormente testar a programação no Scratch on-line.
Scratch em diferentes contextos
Atualizado em 17/10/2022
person Alessandro Luiz Rovaris
Historia Scratch desplugado.
Scratch em diferentes contextos
Atualizado em 08/10/2022
person Caroline Gonçalves Bueno Umeda
Atividade do Curso Scratch para educadores. Remixada e reenviada devido a corte na imagem.
Setembro Amarelo - Scratch desplugado
Atualizado em 06/10/2022
person Sindia Liliane Demartini da Silva, Cristiane Rafagnin Cardoso
- Roda de conversa sobre a temática do Setembro Amarelo; - Desafio de construir estória com mensagem relativa à temática, programando blocos de comando do Scratch de forma desplugada; - Apresentar a estória, compartilhando a mensagem criada a partir das ideias de cada dupla de estudantes: todos podemos tornar o dia de alguém mais feliz!
É possível programar!
Atualizado em 05/10/2022
person Danielle Duda Nunes de Carvalho
A proposta foi desenvolvida na escola CAIC Júlia Kubitschek em Sobradinho - DF, onde conseguimos aplicar de forma desplucada a prática do raciocínio lógico caminhando para a construção plugada, no Scratch.
Scratch em diferentes contextos
Atualizado em 03/10/2022
person Alessandro Luiz Rovaris
Esta atividade foi direcionada pelo curso da RBAC.
Dado da Gentileza
Atualizado em 12/09/2022
person ROBERTA TAFFARELLO, Clara Mariana Baltazar Bernardino
Na semana do Scratch, realizamos várias oficinas em parceria com as escolas que fazem parte do Programa Escolas Criativas. Para as turmas de 1º e 2ºanos resolvemos remixar essa atividade, trazendo a temática "ondas de gentileza" com uma proposta desplugada. Acrescentamos um dado de história envolvendo o gatinho do Scratch. As turmas foram organizadas em duplas e trios e precisavam jogar o dado para sortear uma situação vivida pelo gatinho. A partir do sorteio, os grupos criavam a história usando os blocos impressos, desenhavam também a cena e criavam seus personagens e cenários. Posteriormente
Scratch Plugado: Gentileza
Atualizado em 27/05/2022
person Mariane de Castro Rocha
Objetivo: Promover espaços de reflexão sobre situações que envolvam a gentileza e sua compreensão. Desenvolver competências relacionadas ao pensamento computacional que favoreçam o desenvolvimento do raciocínio lógica de forma abrangente (solução de desafios, perspectiva e autonomia cidadã). Etapas: Surfando nas ondas da gentileza, a atividade teve início com um diálogo sobre o tema e produção textual: planejamento da história e registro artístico, detalhando os comandos do Scratch desplugado. A partir da produção textual dos estudantes e dos comandos registrados, suas histórias de gentileza
Narrativas de Gentileza
Atualizado em 26/05/2022
person Mariane de Castro Rocha, Renata Ribeiro da Silva
A proposta foi que eles pudessem representar através de imagens atitudes cotidianas que demonstrassem atitudes gentis, de bondade e de cuidado com o próximo. Próximo esse que não precisava ser alguém da família e sim pessoas que encontramos por acaso na rua. A conversa foi interessante e significativa, onde eles próprios relataram algumas atitudes que já tiveram e/ou algum familiar. O objetivo principal foi levá-los a refletir sobre a importância de criarmos uma sociedade mais justa, gentil, solidária. E os trabalhos foram uma consequência dessa reflexão.
Atividade desplugada - Do papel para o digital
Atualizado em 23/05/2022
person JÉSSICA FERREIRA NAZAR
Como uma forma de trabalhar o pensamento computacional com as crianças e o Scratch, foi realizado com alguns 5ºs anos esta atividade desplugada. Nela, as crianças puderam criar os personagens que, seriam utilizados posteriormente no computador, e pensar tanto na fala quanto nos blocos de programação a serem utilizados. Num segundo momento, houve a digitalização do personagem que foi transportado para o scratch e, eles colocaram em prática a programação online.
Oficina para Semana do Scratch
Atualizado em 30/04/2022
person MARILIA COSTA JORDAO
O Clube Criativo CWB em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, ofertou uma oficina de Scratch (iniciante e intermediário) aos professores da Rede Municipal. Um dos encaminhamentos propostos foi a utilização dos blocos impressos para a programação desplugada. A ideia era que os participantes se apresentassem utilizando essa possibilidade de encaminhamento. A pedagoga da escola Criativa Tomas Edson, participou da oficina e replicou o encaminhamento com as professoras de sua unidade escolar para um "esquenta" da semana do Scratch.
Scratch desplugado com literatura
Atualizado em 13/12/2021
person Rosimar Moura Americano Sales, Eduardo Bento Pereira

Nos inspiramos nessa oficina para proporcionar aos alunos uma experiência diferenciada no dia da Mostra Literária da E.M. Pio XII, em S. J. del-Rei, MG. A oficina foi em modo remoto, com o apoio do Núcleo Vertentes da RBAC e Núcleo de Robótica da UFSJ. Os alunos dos anos finais puderam mudar o final de uma lenda desenhando e utilizando as técnicas do Scratch Desplugado. Foi um sucesso! Gratidão!

Construindo história em blocos com o Scratch Desplugado. Uma atividade possív
Atualizado em 13/12/2021
person Karla Pays

Fizemos uma live, onde primeiramente exlicamos o conceito do termo desplugado, mostramos o site computacional.com.br, mostramos a atividade boneca de papel. Depois em interação com o público escolhemos nossos personagens e também nosso cenário. Então, construímos nossa história com a participação do público. Por fim montamos a história no Scratch e mostramos um exemplo feito por alunas.