Experiências compartilhadas

Veja abaixo os depoimentos de quem já aplicou essa atividade. Se quiser adicionar o seu, clique no botão “Apliquei”.
Scratch Plugado: Gentileza
Atualizado em 27/05/2022
person Mariane de Castro Rocha
Objetivo: Promover espaços de reflexão sobre situações que envolvam a gentileza e sua compreensão. Desenvolver competências relacionadas ao pensamento computacional que favoreçam o desenvolvimento do raciocínio lógica de forma abrangente (solução de desafios, perspectiva e autonomia cidadã). Etapas: Surfando nas ondas da gentileza, a atividade teve início com um diálogo sobre o tema e produção textual: planejamento da história e registro artístico, detalhando os comandos do Scratch desplugado. A partir da produção textual dos estudantes e dos comandos registrados, suas histórias de gentileza
Narrativas de Gentileza
Atualizado em 26/05/2022
person Mariane de Castro Rocha, Renata Ribeiro da Silva
A proposta foi que eles pudessem representar através de imagens atitudes cotidianas que demonstrassem atitudes gentis, de bondade e de cuidado com o próximo. Próximo esse que não precisava ser alguém da família e sim pessoas que encontramos por acaso na rua. A conversa foi interessante e significativa, onde eles próprios relataram algumas atitudes que já tiveram e/ou algum familiar. O objetivo principal foi levá-los a refletir sobre a importância de criarmos uma sociedade mais justa, gentil, solidária. E os trabalhos foram uma consequência dessa reflexão.
Atividade desplugada - Do papel para o digital
Atualizado em 23/05/2022
person JÉSSICA FERREIRA NAZAR
Como uma forma de trabalhar o pensamento computacional com as crianças e o Scratch, foi realizado com alguns 5ºs anos esta atividade desplugada. Nela, as crianças puderam criar os personagens que, seriam utilizados posteriormente no computador, e pensar tanto na fala quanto nos blocos de programação a serem utilizados. Num segundo momento, houve a digitalização do personagem que foi transportado para o scratch e, eles colocaram em prática a programação online.
Oficina para Semana do Scratch
Atualizado em 30/04/2022
person MARILIA COSTA JORDAO
O Clube Criativo CWB em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, ofertou uma oficina de Scratch (iniciante e intermediário) aos professores da Rede Municipal. Um dos encaminhamentos propostos foi a utilização dos blocos impressos para a programação desplugada. A ideia era que os participantes se apresentassem utilizando essa possibilidade de encaminhamento. A pedagoga da escola Criativa Tomas Edson, participou da oficina e replicou o encaminhamento com as professoras de sua unidade escolar para um "esquenta" da semana do Scratch.
Construindo história em blocos com o Scratch Desplugado. Uma atividade possív
Atualizado em 13/12/2021
person karla polyanna alves y silva

Fizemos uma live, onde primeiramente exlicamos o conceito do termo desplugado, mostramos o site computacional.com.br, mostramos a atividade boneca de papel. Depois em interação com o público escolhemos nossos personagens e também nosso cenário. Então, construímos nossa história com a participação do público. Por fim montamos a história no Scratch e mostramos um exemplo feito por alunas.

Scratch desplugado com literatura
Atualizado em 13/12/2021
person Rosimar Moura Americano Sales, Eduardo Bento Pereira

Nos inspiramos nessa oficina para proporcionar aos alunos uma experiência diferenciada no dia da Mostra Literária da E.M. Pio XII, em S. J. del-Rei, MG. A oficina foi em modo remoto, com o apoio do Núcleo Vertentes da RBAC e Núcleo de Robótica da UFSJ. Os alunos dos anos finais puderam mudar o final de uma lenda desenhando e utilizando as técnicas do Scratch Desplugado. Foi um sucesso! Gratidão!