Dica - Antes de tudo...
Esta aula foi desenhada pensando em um contexto presencial de ensino fora da pandemia.
Para adaptações para modalidades híbridas ou que exijam distanciamento físico, recomendamos uma espiadinha nas dicas desta página, nesta outra sobre questões de segurança em atividades presenciais e na caixa de ferramentas digitais. Todos esses conteúdos fazem parte da iniciativa Volta às Aulas com a Aprendizagem Criativa. :)
Sobre os materiais...
A lista de materiais é apenas uma sugestão inicial. Você pode agregar muitos outros materiais que ajudem na criação de mecanismos e invenções com movimento, como canudos, cabides, materiais naturais (galhos, pedrinhas, folhas, terra), água, bexigas, copos de plástico, vinagre e bicarbonato de sódio, prendedores de roupa, canos de PVC, objetos cilíndricos, entre outros.
Podemos optar por explorar inicialmente maneiras de criar invenções com movimento de forma simples, utilizando poucos materiais, e depois ir acrescentando outros para criar projetos cada vez mais complexos. Por exemplo: partir da criação de piões com papelão e palitos, pêndulos com diferentes materiais e cabides, foguetes com bexigas, e caminhar até a construção de um helicóptero, mãos biônicas ou barcos movidos com a ajuda de elásticos ou uma aranha robótica.
Prepare sua aula brincando!
Se puder, aproveite o momento de planejamento para explorar alguns desses materiais e criar suas invenções que se movem, desde as mais simples até algumas com um nível maior de complexidade.
Também é interessante explorar diferentes conexões entre os materiais sem a necessidade de desenvolver o projeto completo, e formas variadas de produzir movimento.
Além de auxiliarem na preparação da aula e previsão do que é interessante abordar com os estudantes, essas explorações podem inspirar a turma e ajudá-los a saber por onde começar a materializar as suas ideias e a perceber que são muitos os caminhos que podem ser explorados.
Dica - Caixa de inspiração
Se quiser explorar um pouco outras possibilidades de conexão com o tema ou com a Aprendizagem Criativa antes de mergulhar nesta atividade, você pode dar uma espiadinha nestes recursos que separamos:
Leve inspirações que ajudam os estudantes a se conectarem com o tema
Muitos são os caminhos quando falamos de invenções que se movem e podemos explorar essa diversidade mostrando essas possibilidades para os estudantes, para que possam escolher algo que se conecte melhor com seus interesses.
Por exemplo, podemos:
- Levar imagens e vídeos de diferentes invenções que se movimentam, desde as mais antigas até as mais futurísticas;
- Pedir antecipadamente para que os estudantes levem seus próprios exemplos de invenções com movimento, seja por meio de desenhos, dobraduras, fotografias ou brinquedos que já têm em suas casas;
- Organizar uma saída pela escola para observar essas diferentes invenções que se movem presentes no cotidiano;
- Levar algumas invenções que possam ser manipuladas e observadas em detalhes pelos estudantes. Por exemplo: bicicleta, catavento, carrinhos de fricção, caixinha de música, entre outros;
- Levar partes que compõem invenções que se movimentam, como: rodas, hélices, eixos, engrenagens, polias, entre outras.
- Levar alguma engenhoca que se move e que possa ser desmontada pelos estudantes, para que observem suas partes, seus propósitos no todo e como elas se conectam.
Dica - Dicas e Truques
Na página Dicas e Truques existe um documento com muitas sugestões para a organização e o desenvolvimento de aulas apoiadas na aprendizagem criativa! Sugerimos dar uma espiada no que tem por lá, pois pode trazer muitas inspirações para esta atividade! :)