Essa atividade surge do desejo de impulsionar a escrita criativa, motivando as crianças,jovens e adultos a serem participantes das suas produções combatendo o bloqueio criativo por meio da criação de personagens com intuito de introduzi-los em uma narrativa envolvente, elaborada em pares, experimentando assim, a livre expressão de ideias para a solução de um problema de forma lúdica com muita criatividade e imaginação.

 

Uma pergunta que nós fizemos durante o processo de criação dessa proposta foi: "Quais são os objetivos pedagógicos da atividade, em termos de atitudes, conteúdo e habilidades?". Com esse questionamento em mente traçamos alguns elementos que gostaríamos de favorecer durante essa experiência de aprendizagem, sendo eles:

      • Desenvolver autoria (individual ou coletiva) de textos escritos de forma crítica, lírica ou bem-humorada buscando soluções para a realidade com espírito investigativo.
      • Estimular a imaginação, criatividade, o espírito crítico e a habilidade de escrita e leitura, a fim de aperfeiçoar a comunicação oral e escrita.
      • Desenvolver práticas em situação oral por meio da contação da própria produção, como forma de socializar suas ideia e pensamentos.
      • Desenvolver competências de leitura e produção de textos a partir do estudo dos elementos constituem os diferentes gêneros textuais acadêmico-científicos.
      • Refletir sobre seu próprio trabalho na distinção entre fatos e opiniões e na redação de textos, exercitando atividades de análise, crítica e reelaboração.
      • Analisar e interpretar adequadamente textos de diferentes gêneros, identificando os principais gêneros textuais que circulam na realidade.

        Sabemos que para desenvolver todos esses elementos são necessários mais do que um único momento de criação e exploração das ideias e materiais. Por isso, é importante olhar essa atividade como a possibilidade para os primeiros passos neste caminho. Vale sempre refletirmos sobre: como podemos trazer esses elementos cada vez mais presente em nossas propostas e projetos com os alunos? Como posso conectar ainda mais o currículo local com o olhar da aprendizagem criativa em minhas aulas? Como posso usar dessa proposta para trazer outros elementos do currículo? Quem dentro da comunidade escolar pode colaborar durante o projeto? Será que dá para trazer a essência dessa ideia em outras temáticas e disciplinas? Como podemos redesenhar essa proposta para atender outros públicos - ensino infantil, ensino médio, EJA ...-?

Aqui deixamos algumas ideias para ir além: 

  • Buscar incluir tecnologias digitais: 
    • Pode ser fazendo a criação dos personagens e/ou as histórias com o Scratch. 
    • Usar o TikTok para compartilhar a narrativa.
    • Usar do Tinkercad para que os alunos criem seus personagem e possam imprimir em 3D.
  • Que tal usar essa ideia para trabalhar outros gêneros textuais?
  • Aqui estamos usando essa proposta não apenas com os alunos, mas também com professores durante os momentos formativos. Colaborando para a compreensão dos professores sobre a aplicação de atividades com o olhar da aprendizagem criativa. 
  • Não se limite a duas, quatro ou seis aulas. O importante é observar seu contexto e buscar as melhores formas de favorecer o processo criativo. Pode ser, dividindo cada etapa em uma aula, ou dando mais tempo para uma parte ou outra dependendo da sua turma.