language
Computador (preferencialmente) ou smartphone com conexão à internet
Dicas de preparação

Playtest

Um playtest é um termo muito utilizado no mundo dos jogos, sendo o processo pelo qual um designer de jogos testa um novo jogo em busca de erros e falhas de design antes de lançá-lo. Nós emprestamos esse termo e costumamos usá-lo para denominar o teste das ações e atividades com pequenos grupos antes de levá-las para o público final.

Assim, uma atividade muito interessante de se realizar antes de promover a oficina com o publico-alvo é realizá-la com um grupo menor em caráter de teste para verificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado antes de levá-la adiante. 

Se possível, recomendamos a realização do playtest desta oficina antes de realizá-la com o público-alvo.

 

Dica - Orientações de preparação para o encontro ao vivo

Antes de realizar a oficina, é importante orientar os participantes quanto à plataforma que será utilizada, compartilhar tutoriais e informações que os ajudem a se conectar de forma simples.

Como os encontros envolvem participação por meio da interação via diferentes aplicativos (Jamboard, Miro), normalmente recomendamos a participação via computador e não celular.

Aquecimento

Para iniciar o engajamento com o tema mediação, convidamos os participantes a refletirem e compartilharem o que conhecem e percebem sobre eventos, encontros, reuniões e confraternizações.

É possível fazer isso de diferentes maneiras, como por e-mail, por aplicativos de mensagem e até por meio da publicação em fóruns de discussão.

Compartilhamos a seguir o convite utilizado na atividade de aquecimento:

Olá pessoal! :)

O tema do nosso próximo encontro ao vivo é Mediação para Aprendizagem Criativa!

Para começarmos a aquecer os motores, vamos refletir e compartilhar o que conhecemos e percebemos sobre eventosencontrosreuniões e confraternizações?

🌱 Que evento ou encontro com outras pessoas foi tão especial para você que se tornou memorável em sua vida? 

🌱  O vocês costumam notar de movimentos de mediação no dia-a-dia profissional e pessoal? E em atividades com aprendizagem criativa?

🌱  O que faríamos enquanto mediadores e/ou anfitriões para criar mais oportunidades de criação, compartilhamento e reflexão?