Partindo de exemplos

Para despertar a criatividade e imaginação, observe e interaja com os exemplos de engenhocas a sua disposição. Faça um registro dos principais componentes presentes no exemplo, especialmente sobre os mecanismo ou ideias que lhe chamaram ateção. Você pode desenhar os componentes, escrever, ou usar a forma que acharem melhor. Tentem dar nomes aos elementos que você está registrando. 

Sugestão de tempo: utilize 10 minutos para esta parte da atividade. 


 



 

Bora Criar?

Agora que você deu uma explorada nos exemplos, faça o mesmo com os materiais disponíveis. Imagine um tema que você gostaria de criar! O que será sua engenhoca? Converse com os colegas, vocês podem criar juntos se desejarem!

Se estiver sem ideias explore os materiais, as ideias podem criar forma a partir do momento que você vai utilizando os materiais ou seguir os primeiros passos.

 

Primeiros passos

"Passo 1 - Insira na base um arame previamente dobrado e
empurre-o de modo que a dobra esteja próxima da base, mas sem tocá-la. Faça mais duas dobras de 90º, fazendo um formato de L que servirá como a alavanca da engenhoca.

Passo 2 - Adicione um seguidor na lateral do bloco em formato de U. O arame atravessará a espuma pelo lado grande e plano, não pela borda.

Passo 3 - Cole um pedaço de papelão na parte superior do bloco com um furo. Passe o segundo pedaço de arame pelo furo e introduza-o na borda da espuma."

 

Escolha o movimento

A partir daqui você pode explorar movimentos diversos, para cima e para baixo, para o lado. Você pode também usar os demais materiais para criar personagens objetos ou que mais desejar criar.

Os projetos de Engenhocas com Movimento são desenvolvidos ao longo do tempo, teste suas próprias ideias e resolva problemas que encontrar naturalmente durante a construção. Não tem problema mudar de ideia ou tentar outros resultados diferentes do que foi imaginado.

Enquanto estiver criando, veja com outras pessoas o que elas estão criando. Remix ideais! Ajude e aceite ajuda dos outros.

Sugestão de tempo: utilize 30 minutos para a criação de projetos