NA TECNOLOGIA:

Além do StopMotion, esta mesma proposta pode ser realizada no Scratch. Essa plataforma gratuita permite que crianças, adolescentes e adultos criem animações e jogos por meio da programação em blocos. Com uma comunidade mundial bastante ativa, projetos dos mais variados são compartilhados e podem ser mixados. 

Saiba mais: https://scratch.mit.edu/

 

EXPLORANDO OUTROS CURRÍCULOS:

História, Arte e Língua Portuguesa

(EF06HI19) Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais. 

Na escrita e planejamento do texto: 

(EF06LP11) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.

(EF67LP13) Produzir, revisar e editar textos publicitários, levando em conta o contexto de produção dado, explorando recursos multissemióticos, relacionando elementos verbais e visuais, utilizando adequadamente estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento e criando título ou slogan que façam o leitor motivar-se a interagir com o texto produzido e se sinta atraído pelo serviço, ideia ou produto em questão.

Também é possível que a conversa entre as mulheres seja conduzida como uma entrevista, sendo assim, estaríamos também desenvolvendo a habilidade (EF67LP14) Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.

Além dessas habilidades, a técnica de Stop Motion pode ser utilizada para trabalhar qualquer temática: Já pensou em fazer um vídeo sobre frações (EF06MA07) ou álgebra (EF06MA15)? Ou em Ciências trabalhar as habilidades (EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características e (EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos? Esses são só alguns exemplos, que podem ser estendidos para muitas outras áreas.