Imagine se fosse possível que duas mulheres, uma de cada época, conversassem… 

O que uma diria à outra? Quais perguntas fariam? Qual a maior curiosidade que uma teoria tem em relação à vida da outra? Quais seriam as semelhanças e diferenças entre elas?

O que Hipátia, a primeira mulher documentada como matemática da História, conversaria com Djamila Ribeiro, filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira? 

Sugerimos: 

Chica da Silva, Ruth de Souza, Liberata, Antonieta de Barros, Mãe Menininha, Dandara. Quais outras mulheres você conhece, professor/a?

Divida a turma em grupos de 4 alunos e peça que cada um leia/pesquise sobre uma delas.

De educador para educador

Aqui, você pode fazer perguntas direcionadas para a habilidade de História e provocá-los a pensar nos contextos sociais e políticos em que essas mulheres estão inseridas: O que mudou no acesso aos direitos das mulheres nas diferentes épocas? Por quais direitos a mulher X precisou lutar em seu tempo? Sua companheira de conversa, na sua época, já teve esses direitos garantidos ou ainda não?

Para que pensem e se planejem para o próximo passo, provoque-os a criar uma lista de mulheres importantes de diferentes épocas e lugares. Talvez seja necessário ampliar o repertório dos alunos neste sentido e, para isso, sugerimos livros como:

  • As Cientistas: 50 Mulheres que Mudaram o Mundo – Rachel Ignotofsky
  • 50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer - Débora Thomé 
  • Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes - Eleva Favilli
  • Histórias de Ninar para garotas rebeldes 2 - Eleva Favilli
  • Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil - Duda Porto de Souza e  Aryane Cararo.

Divida a turma em grupos de quatro alunos, sugira ou peça que escolham de 2 a 4 mulheres para pesquisarem, conhecerem melhor e registrarem os aspectos sociais, políticos e culturais que fazem parte da sua existência. Se houver tempo, peça que cada grupo compartilhe rapidamente o que mais chamou atenção em cada história. Ao final, cada grupo deverá escolher duas mulheres para criar a conversa para o Stop Motion.

 

Escolhidas as personagens do encontro de milhões, é hora de planejar a conversa entre elas: onde estão? Qual o cenário? Quais perguntas e respostas que uma faz a outra?

Peça que registrem em papel rascunho a narrativa, assim como planejem os materiais que utilizarão.

Depois, é hora de colocar a mão na massa para construir os personagens: Como eles se movem? Os membros inferiores e superiores serão articulados? Quais as posições que eles precisam desenhar/moldar para personagem? Desenhar diferentes expressões faciais que possam ser trocadas, é bem legal.

Para gravar: posicione os personagens no cenário, tire uma foto, movimente-os de acordo com o planejado e tire outra foto e assim por diante.

Lembre-os que quanto mais sutis forem os movimentos/mudanças entre uma foto e outra, mais legal fica o Stop Motion.


Como os grupos costumam trabalhar em ritmos bem diferentes, é viável realizar essa atividade com 2 ou 3 dispositivos para uma sala de 30 alunos. Nesse sentido, também é possível orientar os estudantes a baixarem a animação e usarem aplicativos de editores gratuitos de vídeo (como o Cap Cut) para criar capas, créditos, adicionar trilha sonora, colocar textos e efeitos à produção.