Dica - Dica de professor para professor:
# É importante mostrar uma diversidade de exemplos, em termos de formatos, estilo e acabamento dos projetos, e assim contribuir para ampliar o horizonte criativo dos alunos;
# Faça a sua versão do projeto também. Ao levar a sua rede social construída, você estabelece uma relação de proximidade e curiosidade com o estudante com perguntas que podem ser disparadoras da exploração, tão necessárias ao processo de idealização e criação;
# Se for realizar a atividade remotamente, é possível permitir durante a chamada de vídeo usar o sistema de breakout rooms para dividir a turma para pensarem em pequenos grupos.
# É importante que os estudantes registrem seus pensamentos, ideias e aprendizagens e assim percebam como estão crescendo ao longo do tempo e das atividades.
# Lembre-se a documentação da construção do projeto ao longo de todo o processo é uma importante estratégia para o engajamento dos estudantes com o seu processo de aprendizagem. Por isso, incentive-os a registrarem esse processo por meio de desenhos, texto, fotos e até vídeos.
Um pouco sobre os processos de Aprendizagem Criativa
Após a criação (o projeto não precisa estar finalizado), é importante ter um momento dedicado ao compartilhar, em que os estudantes contem para seus colegas o que criaram e como foi esse processo. Enquanto compartilham, os estudantes também podem refletir enquanto constroem significados conectando o tema ao seu projeto e recebem feedback dos seus colegas para aprimoramento das criações.
Essas etapas não são demarcadas de forma estanque e podem acontecer simultaneamente em diversos momentos. Por exemplo, os estudantes podem imaginar e já criar ao mesmo tempo, ou compartilhar suas ideias e reflexões enquanto criam seus projetos e durante toda a aula.