Quais serão os personagens do seu jogo?

Inicie idealizando quais personagens gostaria de incluir no seu jogo. Seriam eles personagens da própria turma do Scratch? Ou seriam super-heróis, heroínas, princesas, membros de uma banda musical, personagens de um filme, desenho ou série que você já assistiu?

Junte vilões, heróis e personagens comuns e crie a narrativa do seu jogo. Pense em algo que iria despertar o interesse das pessoas por jogar este jogo. 

Qual será o objetivo do jogo? Onde o jogador precisa chegar? Quais desafios deveriam ser incluídos? Quais obstáculos podem aparecer pelo caminho? O que o vilão fará para dificultar o alcance do objetivo? Quais comandos você gostaria de usar para movimentar estes personagens?

 

Crie um jogo físico usando blocos do Scratch

Com as ideias elaboradas, basta colocar a mão na massa.

Crie um tabuleiro para ser o percurso do jogo. Você pode criar com papelão, papel ou qualquer outro recurso que tiver. 

Crie também os personagens e as orientações para os jogadores. Para que estes personagens possam se movimentar pelo tabuleiro, use comandos que podem ser inspirados nos blocos do Scratch. Veja alguns exemplos:

É possível criar comandos para iniciar, parar, avançar e girar, inspirando-se nos blocos do Scratch Jr.

 

Ou criar comandos mais detalhados utilizando os blocos do Scratch 3.0, onde você pode escolher as condições :


 

Ou, melhor ainda, crie seus próprios códigos e seus próprios comandos, podendo até mesmo inventar uma nova linguagem de códigos! Solte a sua imaginação e crie a sua própria lógica. Invente novos formatos para os blocos se encaixarem, modifique o que considerar necessário.